Nesta quarta-feira, 3, foi dia de lançamento da campanha O Banestes é Nosso! nos municípios de Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, com direito a café da manhã, música ao vivo e distribuição de materiais promocionais em defesa do banco público e estadual, como copos ecológicos, folder e blocos de anotação.
Banestiano: você quer uma camiseta da campanha? Peça aqui.
Diretores do Sindicato conversaram com bancários, bancárias e clientes sobre a necessidade de intensificar a mobilização para reverter os efeitos da Lei 11.617, de maio de 2022, que abre o caminho para uma privatização disfarçada do Banestes. Aprovada na Assembleia Legislativa por meio do PL 77/2022, a lei autoriza o Banestes “a adquirir participações em sociedades, especialmente de tecnologia, startups ou fintechs, nacionais ou estrangeiras, bem como criar subsidiárias, sejam essas controladas direta ou indiretamente”.
Linhares

Renato: o banco de todos
“O banco é uma ferramenta do Estado; não pertence a uma minoria, pertence ao Espírito Santo e a todos nós. Acho que o Banestes, mantido público e estadual, só fortalece os capixabas”, afirmou Renato dos Santos, 46 anos, bancário do Banestes há 12 anos, sempre na agência Linhares.

Bruna: banco necessário para a comunidade
Bruna Oliveira, 19 anos, mãe do Noah e irmã do Endric, que mora em Regência, onde há um Posto de Atendimento do Banestes, destacou a importância do banco para a família e sua comunidade. “Eu moro num local onde o Banestes é o único banco em que a gente consegue sacar dinheiro. A minha comunidade é pequena, e lá todo mundo usa o Banestes. Eu acho que o banco tem que continuar sendo público; é um banco bom, eu nunca tive problema. Minha mãe tem esse cartão há mais de 10 anos; meu irmão é cliente, eu sou cliente”, afirmou.

Ana: confio nos bancos públicos
A professora aposentada Ana Paraíso também é cliente do Banestes há 52 anos e confia no banco público. “Eu acho importante os bancos públicos pela confiabilidade que têm. Eu já vi muitos bancos privados falirem e as pessoas levarem prejuízo, perderem seus depósitos. Então eu acredito nos bancos públicos e acredito muito no Banestes. Aqui eu sou bem tratada, bem atendida, todas as minhas demandas são resolvidas. Não tiro a minha conta do Banestes”, sentencia.
O diretor do Sindicato na subsede de Linhares Iracélio Lomes destacou que é tarefa dos bancários e clientes manter a resistência em defesa do Banestes público e estadual: “Nos próximos quatro anos, independente do governo que vier, a gente terá que continuar essa resistência em defesa do Banestes público e estadual. Hoje estamos fazendo ações em várias agências para dialogar com bancários e clientes sobre a necessidade de fortalecer essa luta, de estarmos juntos em defesa do Banestes, porque o Banestes é nosso, dos capixabas”.
Colatina

Colatina: café e reunião
Na agência Colatina, diretores do Sindicato reuniram-se com os funcionários do banco para conversar sobre a ameaça velada de privatização do Banestes e das suas subsidiárias. O diretor do Sindicato Jonas Freire ressaltou que, neste momento, a estratégia governamental é adotar medidas visando à privatização do banco de maneira disfarçada e que todos precisam ficar com a atenção redobrada ante a essa ameaça, sobretudo depois da sanção da Lei 11.617/2022.
“Colatina é um município referência no Noroeste do Espírito Santo. É muito importante trazer essa mensagem da campanha em defesa do Banestes para os colegas do interior e engajá-los nessa luta. A campanha precisa ser absorvida por todos os banestianos e também pelos clientes, verdadeiros donos do Banestes. Temos que reforçar a mensagem sobre a importância do banco e a necessidade da sua manutenção”, afirmou Freire.
O delegado sindical da agência São Silvano, Ernandes Rodrigues, participou do lançamento e falou da importância do Banestes. “Está presente em todos os municípios capixabas, é um banco rentável, dá resultado para o Governo do Estado, que, como acionista controlador do banco, detém a maior fatia dos dividendos e pode aplicar esse dinheiro em políticas públicas. Se o setor privado assumir uma marca forte como é a do Banestes, ela vai deixar de existir. Daí a importância de nós, banestianos, continuarmos lutando por banco público, nós [que] construímos [o Banestes], entregamos resultados. O Banestes tem grande participação nos microcréditos, no crédito rural; é um banco que o capixaba gosta, tem a cara do capixaba”, afirmou.
Cachoeiro

Bancários e bancárias da agência Cachoeiro abraçaram a campanha
No Sul do Estado, a agência escolhida foi a Cachoeiro. Lá, o bancário Alexandre Câmara, funcionário do Banestes há 13 anos, destacou que “temos que zelar pelo que é nosso”. Ele está atento às ameaças de privatização. “Sem dúvida nenhuma essa lei aprovada é uma ameaça ao nosso emprego, caso a privatização aconteça. O Banestes não é do governo. É do povo capixaba. Trabalhamos muito, e tudo o que é feito, todo o lucro, todo resultado é revertido em prol da sociedade. O lucro do Banestes é revertido em compra de viatura de polícia, em ambulância, na manutenção de hospitais e de rodovias. O povo também precisa entender que o Banestes é da sociedade capixaba. O lucro é nosso”, lembrou o bancário.
O diretor do Sindicato Marco Antônio Rodrigues de Oliveira (Marquinho) reforçou a necessidade de envolvimento dos banestianos na campanha. “Estamos pedindo o envolvimento não só dos bancários, mas dos seus familiares. Que cada funcionário converse com sua família, mostrando que o Banestes é superavitário, dá resultados e precisamos defender esse banco. Vamos rodar todos os municípios do Sul do Estado para buscar envolver a categoria e os moradores nessa campanha que é importantíssima para a manutenção do Banestes público e estadual. Contamos com a participação de todos os colegas”, afirmou Marquinho.
Fotos: Sérgio Cardoso, Zanete Dadalto e Nunah Ale









