O dia da bancária e do bancário foi comemorado com uma festa no sábado, 29, no Ilha Shows. O evento foi um momento de confraternização e fortalecimento da categoria para a Campanha Salarial 2015. As atrações musicais foram o Grupo Beba do Samba e o Trio Virgulino. A festa teve, ainda, a participação da Banda de Congo Nossa da Conceição, da Serra.
Segundo a diretora do Sindicato dos Bancários/ES, Lucimar Barbosa, um dos objetivos da Festa do Dia da Bancária e do Bancário é celebrar as conquistas alcançadas pela categoria. “Temos muitas conquistas para comemorar e que permanecem até hoje, como a jornada de seis horas. Além disso, é uma forma de unir a categoria para enfrentarmos as batalhas da Campanha Salarial atual”, afirma Lucimar.
As expectativas para a Campanha Salarial 2015, segundo o coordenador geral do Sindibancários, Jessé Alvarenga, são bastante positivas. “Mesmo com o falso argumento dos banqueiros de que não podem atender as nossas reivindicações por causa da crise, acreditamos que com união e mobilização vamos alcançar conquistas que constam tanto nas minutas locais, ou seja, do Banestes e do Bandes, quanto nas nacionais”, diz Jessé.
O coordenador geral salienta que a luta contra o projeto de lei da terceirização, que está tramitando no Senado, também é uma das marcas da Campanha Salarial 2015. “O projeto de lei está previsto para ir à votação em novembro. Temos que impedir que seja aprovado, ele prevê a terceirização irrestrita. Assim, será possível terceirizar, por exemplo, as funções de caixa, gerente e técnico bancário. Será o fim da categoria bancária e a perda de conquistas históricas de toda a classe trabalhadora”, afirma Jessé.
O bancário Djalma Benezoli, do Banco de Brasil, também destaca a importância da mobilização para que os trabalhadores tenham êxito na Campanha Salarial. “Será preciso muita luta, muita união e muita persistência. Só assim garantiremos avanços”, diz Djalma.
Celebração da luta
O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado no dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários cruzaram os braços em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades, que prendiam e espancavam os trabalhadores.
Os bancários e bancárias reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. No Espírito Santo, a categoria aderiu à greve no dia 05 de setembro. A pauta de reivindicações foi parcialmente aceita, mas os dias de resistência dos bancários tiveram um significado especial e a partir do ano seguinte, o dia 28 de agosto passou a ser o Dia do Bancário e da Bancária.

