
Cada vez mais bancários e bancárias aderem à campanha “Primavera Banestiana”. Nesta terça-feira, 07, dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES estiveram nas principais agências do Banestes em Vila Velha para divulgar a campanha. A pauta de reivindicações dos funcionários do banco inclui: construção de um Plano de Cargos e Salários, retorno do Grupo de Trabalho (GT) para discutir a sustentabilidade da Banescaixa, mais saúde, menos metas, melhores condições de trabalho, uma solução para a Fundação Baneses e a defesa do Banestes público e estadual.

Jonas Freire
Nas ações, dirigentes do Sindicato conversaram sobre a campanha com bancários e clientes presentes nas agências de Cobilândia, Glória, Centro de Vila Velha, Itaparica e Itapoã. O diretor Jonas Freire falou sobre a pauta geral e destacou a situação dos aposentados, que ficam sem acesso à Banescaixa porque o banco deixa de contribuir.
“O Banestes não tem justificativa para não atender nossas reivindicações. Todo ano o banco tem recorde de lucro, então dá para ter Plano Cargos e Salário e garantir mais recursos para a Banescaixa. Estão esperando um lucro de quanto para valorizar o trabalhador?”, frisou Jonas.
No primeiro ato da campanha Primavera Banestiana, no dia 10 de outubro, a pauta de reivindicações foi entregue à direção do banco. A minuta foi recebida pelo gerente-geral de Recursos Humanos do Banestes, Alexandre Carlquist, que prometeu, em nome da direção do banco, abrir um calendário de negociações para discutir as pautas apresentadas pelo Sindicato. Mas até o momento não há nenhuma reunião agendada.

