Em ação sindical realizada no encontro da direção dos Banestes com os gerentes gerais de todo o estado, em um hotel em Vitória, dirigentes do Sindibancários/ES conseguiram se reunir com o presidente do banco, Amarildo Casagrande, na tarde desta terça-feira (17). No encontro inusitado, os dirigentes do Sindicato conseguiram retomar as negociações nesta quarta-feira, às 15 horas, com a garantia da participação de Amarildo Casagrande. O diretor-presidente do Banestes também se comprometeu a assinar o pré-acordo de ultratividade do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos banestianos.
“Esse é um passo importante para continuarmos nossa luta por um acordo que atenda a pauta da categoria. Reivindicamos a reabertura das negociações desde a última sexta-feira (13). A categoria é soberana e expressou na assembleia a indignação com o banco que apresentou uma proposta rebaixada. Os banestianos amargam perdas econômicas históricas e têm as remunerações mais baixas dentre os cinco bancos públicos estaduais, apesar da alta rentabilidade e do patrimônio líquido
robusto”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Jonas Freire.
O dirigente do Sindicato também destaca que o acirramento dessa relação com a direção do Banestes não interessa a ninguém e acredita que foi isso que motivou Amarildo Casagrande a sinalizar a retomada das negociações. “A retomada do acordo sempre foi nosso objetivo. Vamos continuar defendendo os interesses dos empregados na mesa de negociação com o propósito de avançar em eixos como plano de cargos e salários e reajuste salarial. Também vamos pautar uma agenda para discutir a questão do home office”, afirma Jonas Freire.
Direitos garantidos
Durante a reunião, os dirigentes do Sindicato também conseguiram garantir a assinatura do pré-acordo da ultratividade que garante todos os direitos e benefícios dos bancários enquanto houver negociação. “O presidente do banco, Amarildo Casagrande, assumiu o compromisso de assinar o pré-acordo nesta quarta. Esse é um ponto muito importante, uma vez que desde sexta-feira o banco vem ameaçando suspender os benefícios, deixando os empregados muito apreensivos”, afirma a dirigente do Sindibancários/ES, Vanessa Espíndula.

