Está aberto o edital de 2025 para credenciamento de novos profissionais de saúde, clínicas e hospitais interessados em atender empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal que sejam usuários do Saúde Caixa. O objetivo é ampliar a rede credenciada em 2.644 municípios de todas as regiões do país.

Hospitais, clínicas e profissionais de 15 especialidades podem se credenciar. São elas: cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, coloproctologia/proctologia, fisioterapia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, odontologia geral, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, patologia clínica/medicina laboratorial, pediatria, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem e urologia.

A diretora do Sindicato dos Bancários/ES e integrante da CEE-Caixa, Lizandre Borges, explica que a ampliação da rede de profissionais é uma demanda urgente para garantir maior capilaridade e melhor atendimento aos usuários. “No Espírito Santo, em especial, precisamos de mais credenciamentos, não só na Grande Vitória, mas sobretudo nas cidades do interior do estado. Então, orientamos que os empregados divulguem esse edital enviando-o para aqueles profissionais, clínicas e hospitais que eles têm interesse que se credenciem”, destacou.

Para mais informações e para fazer as indicações, os empregados e empregadas devem acessar a Central Saúde Caixa.

 

Comitês de credenciamento e descredenciamento

O sindicato orienta que os empregados e empregadas da Caixa ajudem na divulgação, seja enviando para os profissionais, seja indicando na Central Saúde Caixa. Mas ressalta que o fim deste modelo de credenciamento por edital, que é aberto apenas por um determinado período, é reivindicação dos empregados, já que esse formato não permite a ampliação da rede na mesma velocidade das necessidades dos usuários.

“Neste formato, quando há o descredenciamento em um local, não há a possibilidade de novos credenciamentos, pois o edital não está aberto. Com isso, os usuários ficam sem o atendimento, ou precisam se deslocar por longas distâncias para serem atendidos”, explicou o coordenador da representação dos empregados no GT Saúde Caixa, Leonardo Quadros.

A reivindicação dos empregados apresentada à Caixa, propõe a criação de 28 comitês locais, um em cada uma das gerências e representações regionais de Pessoas da Caixa (Gipes e Repes), com atribuições não apenas de credenciar e descredenciar hospitais, clínicas e profissionais de saúde, mas também de ouvir reclamações e orientar o contato com o setor responsável na matriz, além de resolver problemas, como as glosas de valores que acabam levando a descredenciamentos.