Diretores e diretoras do Sindicato dos Bancários tornam público o seu repúdio à decisão da Caixa Econômica Federal de fechar quatro unidades no Espírito Santo: a Agência Vale, em Vitória, a Agência Hospital Metropolitano, em Serra, o Posto de Atendimento de Campo Grande, em Cariacica, e o Posto de Atendimento de Cachoeiro de Itapemirim. Como representantes dos empregados e empregadas da Caixa, denunciamos a prática patronal de optar pelo fechamento de agências devido à escassez de bancários e bancárias.
Um banco público deve se preocupar com o atendimento à clientela e promover a bancarização, principalmente da população mais pobre. Com a medida anunciada pela direção da Caixa, trabalhadores e trabalhadoras que moram ou circulam pelo bairro Civit II e pelo Parque Industrial da Vale ficarão desassistidos.
Apesar de a Superintendência Regional ter assumido o compromisso de não retirar as gratificações de funções dos bancários e bancárias das agências desativadas e de garantir que todos serão redistribuídos para outras unidades próximas aos seus locais de moradia, o Sindicato reafirma que não concorda com a política do banco de fechar unidades para resolver um problema estrutural da empresa. Tal política enfraquece o papel social da Caixa.
Por fim, ratificamos a defesa de políticas que afirmem a soberania dos bancos públicos e que fortaleçam essas instituições, com contratação de mais empregados e empregadas, valorização do corpo funcional e dos clientes.

