Mais um mês de março se finda e o Governo Estadual mantém sua total indiferença em relação à violência sofrida, cotidianamente, pelas mulheres capixabas. O Espírito Santo, há anos, sustenta um primeiro lugar vergonhoso: o Estado com o maior índice de assassinatos de mulheres do país. Entretanto, o Governo Casagrande, assim como os anteriores, insiste em não considerar essa questão relevante e digna de atenção e grandes investimentos.
A assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres pelo Governo do Estado não significou nada além de tinta no papel, uma vez que as diretrizes e ações previstas no documento não foram consideradas, nem na elaboração dos eixos do Planejamento Estratégico Estadual, tampouco nos programas finalísticos do Plano Pluri Anual.
Vale ressaltar que a participação do poder público estadual no Comitê Gestor é lamentável. As poucas Secretarias que o acompanham são representadas por servidoras(es) que não tem nenhum poder de decisão, o que corrobora a nossa avaliação de que Renato Casagrande só assinou o Pacto “pra inglês ver”.
Além disso, o Governo do Estado mais perigoso e violento para as mulheres sequer teve preocupação e coerência de criar uma Secretaria Específica de Políticas para as Mulheres, com autonomia, equipe técnica especializada e orçamento próprio, tal como reivindica o movimento. Em resposta, criou apenas uma Gerência dentro de uma subsecretaria de movimentos sociais na Casa Civil. Ambas totalmente desprovidas de poder. Sem autonomia e sem recursos próprios, a Gerência é desvalorizada e não consegue realizar a importante tarefa que lhe cabe de enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres a partir de uma visão integral desse fenômeno, garantindo que todas as políticas públicas sejam elaboradas de forma transversal, com o devido recorte de gênero. Tal medida só comprova o descaso desse Governo.
Os números nos dão a medida da negligência: enquanto a Gerência de Políticas para as Mulheres administra apenas parcos recursos vindos de emendas parlamentares e projetos do Governo Federal, de acordo com o Portal da Transparência, até o final de 2014, as agências de publicidade que vão servir o Governo Capixaba devem administrar cerca de R$ 150 milhões, empenhados exclusivamente para a área da comunicação social. Governo do ES: fazer propaganda enganosa é com a gente!
É por essas e tantas outras omissões e conivências, que hoje o sangue das mulheres vítimas do machismo da sociedade e do descaso do Poder Público escorre no Palácio da Fonte Grande, sede administrativa do Governo Estadual. Esse é o sangue das inúmeras mulheres capixabas assassinadas diariamente em nosso Estado. Um vermelho que simboliza a dor e a perda de todas as Bárbaras, Giseles, Leias, Anas, Joanas, Girlenes, Karlas, Valdineias, Marias…
O vermelho sangue muda a rotina da pacata rua onde as principais decisões políticas são tomadas. O vermelho sangue brilha na calçada do poder. A pergunta é: até quando os gestores públicos capixabas vão continuar dando as costas para esta realidade? Até quando vão caminhar se desviando do vermelho sangue?
Fórum de Mulheres

