Reunidos em congresso específico durante a Conferência Estadual dos Bancários, os banestianos discutiram e aprovaram a minuta de reivindicações da Campanha Salarial 2014. Os eixos definidos foram a reposição das perdas, a Banescaixa e a Fundação Banestes. A Conferência Estadual dos Bancários foi realizada do dia 16 a 18 de maio, no Hotel Flamboyant, em Guarapari.
O aumento de 28,71% da Banescaixa foi um dos principais pontos discutidos pelos bancários e bancárias. A categoria fez uma moção de repúdio à decisão do Conselho Deliberativo que aprovou esse aumento na contribuição dos banestianos. Formado majoritariamente por representantes eleitos pelos bancários, o Conselho aprovou o aumento sem discutir com o sindicato e a categoria.
“É inadmissível que um Conselho, formado por representantes eleitos para defender os direitos dos trabalhadores, aprove por unanimidade um aumento tão elevado, sem discussão com a categoria e com o sindicato. Inclusive, esse aumento já está valendo para o pagamento deste mês, no dia 20 de maio”, destaca o bancário do Banestes e o diretor do Sindibancários/ES, Jessé Alvarenga.
Para o diretor do Sindibancários/ES, Jonas Freire, os representantes eleitos deveriam ter como compromisso garantir uma Banescaixa comprometida com a saúde e os direitos dos empregados. “A expectativa da categoria ao eleger os representantes para o Conselho era de que eles defendessem os bancários. Diante de uma proposta de aumento exorbitante, a categoria e o Sindicato deveriam ter sido mobilizados e convocados para cobrar do banco um aporte de dinheiro para a Banescaixa, e não permitir que essa responsabilidade fosse jogada para cima dos bancários”.
Outra proposta de melhoria da Banescaixa é o que o Banestes passe a contribuir com as parcelas dos aposentados e dos dependentes. Um plano odontológico para bancários ativos e aposentados também será uma das reivindicações da categoria.
Benefícios
Na minuta, está ainda a extensão do benefício Vale-Cultura para todos os bancários, independente da remuneração, e para os aposentados. Sobre o auxílio-alimentação, cesta- alimentação e auxílio-creche/babá a luta será para que cada um seja no valor de R$ 724,00. Entre as melhorias dos benefícios para os banestianos, foi incluído também o pedido de criação de um auxílio farmácia.
Conheça algumas propostas da minuta:
- Ampliação das ausências legais remuneradas para acompanhamento pelo pai ou pela mãe de filhos menores em tratamento de saúde, sem limite de dias.
- Aumento para seis dias de abono assiduidade.
- Colocação de porta giratória para acesso aos caixas de autoatendimento em todas as agências.
- Função gratificada para os funcionários que trabalham com fechamento contábil (razão).
- Aumento percentual da contribuição do patrocinador de 7% para 15% para a Fundação Banestes.
- Remuneração bruta a cada cinco anos trabalhado para todos os empregados do Banestes.
- Valor de R$ 50,00 para o Adicional por Tempo de Serviço (ATS).
- Pagamento de adicional por insalubridade para caixas e tesoureiros.
- Adoção de critérios objetivos nas seleções internas do Banco.








