Nesta quarta-feira (04) tem início a eleição para o Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica e o Sindicato dos Bancários/ES apoia Fabiana Uehara (nº 0001) para representar as empregadas e os empregados da Caixa. A votação do primeiro turno está prevista para terminar na sexta-feira (06) e podem votar todas as bancárias e os bancários da ativa, das agências e unidades administrativas.
Votação
A votação é eletrônica e realizada pelo sistema interno do banco:
- Acesse a rede interna da Caixa
- Entre no sistema de votação: eleicao.caixa.gov.br
- Utilize sua matrícula e senha
- Escolha 0001 – Fabiana Uehara
- Confirme o voto
Caso as candidatas e candidatos não conquistem 50% dos votos válidos mais um, a disputa vai para o segundo turno entre as duas candidaturas mais votadas. O segundo turno está previsto para os dias 18 e 20 de março.
Por que Fabi Uehara?

Fabi Uehara também tem o apoio da APCEF-ES
“Houve consenso na diretoria do Sindicato de que Fabiana é a candidata mais comprometida e identificada com as pautas das empregadas e dos empregados da Caixa. Durante os anos em que esteve à frente da CEE [Comissão Executiva dos Empregados da Caixa], ela sempre esteve do lado dos trabalhadores, além de ser uma defensora orgânica da Caixa cem por cento pública. Com um novo mandato, ela terá oportunidade de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2024 à frente do CA”, afirma a dirigente do Sindicato Rita Lima.
O Conselho de Administração (CA) é o órgão máximo de governança da Caixa. É nessa instância que são discutidas e aprovadas decisões que terão impactos diretos na instituição e consequentemente nas empregados e empregados da Caixa. Muitas das das medidas que chegam às agências e aos departamentos são debatidas e deliberadas pelo CA.
Atualmente, a legislação impede que a representação dos empregados no Conselho de Administração participe da discussão e deliberação pelo CA de pautas relacionadas diretamente às relações de trabalho. Não obstante, o atual mandato da representante eleita leva as preocupações, demandas e visão dos empregados a todos os fóruns dos quais participa.
Frentes prioritárias da candidata
Se receber um novo mandato das empregadas e dos empregados da Caixa, Fabiana pretende aprofundar a sua atuação em quatro frentes:
- Condições de trabalho: levar ao Conselho os efeitos reais das metas e da sobrecarga e cobrar planejamento antes de reestruturações;
- Saúde e qualidade de vida: acompanhamento permanente do Saúde Caixa e prevenção do adoecimento relacionado ao trabalho;
- Valorização dos empregados: defesa de contratações e discussão sobre os impactos da redução do quadro;
- Caixa 100% pública e forte: defesa do papel social e debate sobre a transformação do banco, que atravessa fechamento de agências de varejo e criação de outras tipologias, com impactos sobre os empregados e o atendimento à população;
- Derrubada do teto de 5,5% do Saúde Caixa.
Fabiana no CA
Durante o atual mandato (2024 – 2026), Fabiana Uehara levou ao Conselho demandas relacionadas às condições de trabalho, defesa da Caixa 100% Pública e de seu papel social. A atuação foi baseada na escuta permanente dos empregados e na cobrança institucional junto à direção.
Entre os temas apresentados no CA estão os impactos do programa Super Caixa, metas e organização do trabalho, Saúde Caixa e alteração do estatuto do banco, fechamento de unidades, necessidade de contratações, problemas operacionais nas agências e follow-on da Caixa Seguridade (follow-on é quando uma empresa que já está listada na bolsa decide vender mais ações. Pode ser para captar dinheiro novo – Oferta Primária – ou para que um sócio atual venda a parte dele para outros investidores – Oferta Secundária).
Direito ao voto é conquista
A eleição define quem levará à direção do banco a realidade das agências, as preocupações com as condições de trabalho e a defesa da Caixa pública. A eleição para eleger o representante no CA foi uma conquista recente dos empregados da Caixa. A primeira eleição foi em 2013. “Exercer o direito do voto, além de ser uma conquista, é de vital importância para garantir uma representação alinhada aos interesses das empregadas e empregados. Por isso é tão importante votar”, ressalta Rita Lima.
(Com informações da Contraf)

