Em assembleia realizada nesta quinta-feira, 03, na sede do Sindicato, os trabalhadores do Bandes aprovaram a contraproposta apresentada pelo banco. Os funcionários da instituição financeira retornaram às atividades no mesmo dia, já aqueles que não tiveram acesso imediato à informação sobre o fim da greve voltaram a trabalhar hoje, sexta-feira, 04, sem nenhuma perda, conforme acordo feito entre o Sindicato e o Bandes.
“Essa foi uma greve longa e que exigiu unidade dos bancários do Bandes para as conquistas alcançadas. Conseguimos avançar com reajustes em benefícios como Auxílio Refeição, Cesta Alimentação e Auxílio Creche/Babá. Contudo, esperávamos avanços também em outros aspectos, como na questão do abono, cuja reivindicação era de cinco dias e foi concedido somente um PR Adicional”, avalia o diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Ivaldo Roza Albano.
Ivaldo afirma que, mesmo após o fim da greve, o Sindicato continuará atuante como sempre e ressalta a importância dos trabalhadores permanecerem firmes na luta diária pelos seus direitos, “só assim conseguiremos, cada vez mais, ampliar as conquistas alcançadas.”
Algumas das conquistas específicas dos trabalhadores do Bandes:
– Reajuste das tabelas de faixas salariais do Plano de Gestão de Carreiras vigente em agosto deste ano, em percentual igual ao estabelecido pela Fenaban, a partir de primeiro setembro.
– Reajuste do salário de todos servidores, também a partir do dia primeiro de setembro, em 1% calculado sobre o salário de agosto de 2013, limitado ao valor de R$ 40, proporcionando crescimento na faixa salarial.
– Reajuste do Auxílio Refeição, Cesta Alimentação e Auxílio Creche/Babá de 1% acima da Fenaban. Em relação à Cesta Alimentação, a manutenção do benefício pelo prazo de 24 meses ininterruptos aos trabalhadores afastados por auxílio doença ou auxílio acidente. Passando de 6 para os 9 primeiros meses de afastamento a ampliação do valor em 50%.
– Garantia de participação nos resultados, mantidas as condições específicas do acordo de PR do ano de 2012. O banco também assumiu o compromisso de apresentar em julho de 2014 um estudo de viabilidade de nova metodologia de participação nos resultados (PR Adicional).
– No que diz respeito ao abono, os trabalhadores conseguiram um dia por ano a partir de 2014.
– Garantia de que será feita a comunicação ao Sindicato das admissões realizadas no Bandes, e que também os diretores tenham acesso e contato com os novos funcionários para transmitir informações a respeito da entidade.
– Implantação de política de seleção interna em maio de 2014 mediante deliberação da diretoria executiva.
– Apresentação de estudo de viabilidade de flexibilização da jornada de trabalho até março do mesmo ano.









