Bancários e bancárias do Espírito Santo e Rio de Janeiro participaram na última sexta e sábado (19 e 20) da 21° Conferência Interestadual da categoria, no Rio de Janeiro. A defesa dos bancos públicos, do emprego bancário, a luta contra a reforma da Previdência e as privatizações foram os principais eixos aprovados pelos bancários e bancárias.

Foram dois dias de debate sobre as ameaças aos direitos dos trabalhadores que estão em curso e sobre as estratégias para a Campanha Nacional dos Bancários deste ano. Entre os eixos aprovados para a Campanha também estão a defesa por melhores condições de saúde e de trabalho, da democracia, o combate ao assédio moral e a luta contra o trabalho aos sábados regulamentado pela Medida Provisória 881 que tramita no Congresso.

“O fundamental na Campanha Nacional deste ano é defender os eixos que ainda não estão garantidos no acordo vigente até 2020, como o emprego bancário. Vamos lutar pelo fim da demissão imotivada, que é inaceitável em um setor altamente lucrativo, como o financeiro. Os bancos têm que ter compromisso com a sociedade e seus empregados. Também vamos reivindicar melhores condições de saúde e trabalho. Hoje, cerca de 40% dos bancários tomam tarja preta, estão adoecendo com a pressão por metas. E nessa conjuntura, também é primordial manter a categoria mobilizada na luta contra a aprovação da reforma da Previdência e em defesa dos bancos públicos, que estão sob grave ameaça”, destaca o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).

Os demais eixos aprovados no Congresso Estadual dos Bancários e Bancárias capixabas serão levados para o debate na Conferência Nacional da categoria, do dia 02 a 04 de agosto, em São Paulo.

Conferência Nacional

O calendário de organização dos bancários e das bancárias para a Campanha Nacional 2019 continua com a realização dos congressos nacionais dos empregados do Banco do Brasil e da Caixa, dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo, e na Conferência Nacional dos Bancários, que acontece na sequência dos encontros específicos, entre 02 e 04 de agosto, também na capital paulista. Lá serão fechadas as reivindicações e as estratégias para as negociações com a Fenaban, que acontecem em ano intermediário à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho e dos acordos específicos, válidos até 2020.

Delegados capixabas

Confira quem são os delegados capixabas eleitos para representar a categoria na Conferência Nacional dos Bancários.

Delegado/ Delegada  Banco
Andrea Alves Queiroz Bicalho

(Diretora liberada)

Mercantil
Claudia Garcia de Carvalho

(Diretora liberada)

Santander
Evelyn Flores Tavares

(Diretora liberada)

Banco do Brasil
Fabiola Rodrigues Garcia

(Diretora de base)

Caixa
Jonas Freire Santana

(Diretor liberado)

Banestes
José Claudio Duarte de Almeida

(Diretor liberado)

Bradesco
Lindalva Firme Guedes

(Diretora liberada)

Bradesco
Lizandre Souza Borges

(Diretora liberada)

Caixa
Luciana Ghidetti de Oliveira

(Diretora de base)

Banestes
Ricardo Rios Cravo

(Diretor liberado)

Bradesco
Rita de Cássia Santos Lima

(Diretora liberada)

Caixa
Sandra Alzira Gonçalves

(Diretora de base)

Bradesco
Thiago de Vasconcelos Duda

(Diretor liberado)

Banco do Brasil
Thiago Nascimento Guimarães

(Diretor liberado)

Santander
Carlos Pereira de Araújo

(Diretor liberado)

Itaú – delegado Nato