
Bancários e bancárias do Espírito Santo e Rio de Janeiro participaram na última sexta e sábado (19 e 20) da 21° Conferência Interestadual da categoria, no Rio de Janeiro. A defesa dos bancos públicos, do emprego bancário, a luta contra a reforma da Previdência e as privatizações foram os principais eixos aprovados pelos bancários e bancárias.
Foram dois dias de debate sobre as ameaças aos direitos dos trabalhadores que estão em curso e sobre as estratégias para a Campanha Nacional dos Bancários deste ano. Entre os eixos aprovados para a Campanha também estão a defesa por melhores condições de saúde e de trabalho, da democracia, o combate ao assédio moral e a luta contra o trabalho aos sábados regulamentado pela Medida Provisória 881 que tramita no Congresso.
“O fundamental na Campanha Nacional deste ano é defender os eixos que ainda não estão garantidos no acordo vigente até 2020, como o emprego bancário. Vamos lutar pelo fim da demissão imotivada, que é inaceitável em um setor altamente lucrativo, como o financeiro. Os bancos têm que ter compromisso com a sociedade e seus empregados. Também vamos reivindicar melhores condições de saúde e trabalho. Hoje, cerca de 40% dos bancários tomam tarja preta, estão adoecendo com a pressão por metas. E nessa conjuntura, também é primordial manter a categoria mobilizada na luta contra a aprovação da reforma da Previdência e em defesa dos bancos públicos, que estão sob grave ameaça”, destaca o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).
Os demais eixos aprovados no Congresso Estadual dos Bancários e Bancárias capixabas serão levados para o debate na Conferência Nacional da categoria, do dia 02 a 04 de agosto, em São Paulo.
Conferência Nacional
O calendário de organização dos bancários e das bancárias para a Campanha Nacional 2019 continua com a realização dos congressos nacionais dos empregados do Banco do Brasil e da Caixa, dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo, e na Conferência Nacional dos Bancários, que acontece na sequência dos encontros específicos, entre 02 e 04 de agosto, também na capital paulista. Lá serão fechadas as reivindicações e as estratégias para as negociações com a Fenaban, que acontecem em ano intermediário à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho e dos acordos específicos, válidos até 2020.
Delegados capixabas
Confira quem são os delegados capixabas eleitos para representar a categoria na Conferência Nacional dos Bancários.
| Delegado/ Delegada | Banco |
| Andrea Alves Queiroz Bicalho
(Diretora liberada) |
Mercantil |
| Claudia Garcia de Carvalho
(Diretora liberada) |
Santander |
| Evelyn Flores Tavares
(Diretora liberada) |
Banco do Brasil |
| Fabiola Rodrigues Garcia
(Diretora de base) |
Caixa |
| Jonas Freire Santana
(Diretor liberado) |
Banestes |
| José Claudio Duarte de Almeida
(Diretor liberado) |
Bradesco |
| Lindalva Firme Guedes
(Diretora liberada) |
Bradesco |
| Lizandre Souza Borges
(Diretora liberada) |
Caixa |
| Luciana Ghidetti de Oliveira
(Diretora de base) |
Banestes |
| Ricardo Rios Cravo
(Diretor liberado) |
Bradesco |
| Rita de Cássia Santos Lima
(Diretora liberada) |
Caixa |
| Sandra Alzira Gonçalves
(Diretora de base) |
Bradesco |
| Thiago de Vasconcelos Duda
(Diretor liberado) |
Banco do Brasil |
| Thiago Nascimento Guimarães
(Diretor liberado) |
Santander |
| Carlos Pereira de Araújo
(Diretor liberado) |
Itaú – delegado Nato |

