
Bancários da Caixa realizam nesta quarta-feira, 14, um dia de mobilização nacional em defesa do Saúde Caixa e pelo direito de todos os empregados de terem assistência à saúde. No Espírito Santo, diretores do Sindibancários/ES circularam pelas agências e departamentos da Grande Vitória para dialogar com bancários sobre o Saúde Caixa e os problemas enfrentados pela categoria.
A data marca o lançamento da campanha Saúde Caixa Para Todos, e acontece em protesto à ação discriminatória do banco, que está contratando 2 mil novos empregados que não poderão ingressar no plano de saúde atual e que ainda não foram informados sobre como será a assistência à saúde oferecida pela Caixa, conforme prevê a cláusula 33 do Acordo Coletivo de Trabalho.
As novas restrições ao Saúde Caixa foram impostas após aplicação da resolução 23 da CGPAR, que onera os associados do plano, quebra o princípio de solidariedade, exclui os aposentados, impõe períodos de carências, permite cobrança de franquias, traz novas restrições para dependentes e veta a oferta do plano em novos concursos, proibindo a entrada de novos associados. Com o impedimento de novos membros, a tendência é que o Saúde Caixa seja esvaziado, tornando-se inviável no futuro.
As contratações em curso, por serem direcionadas a pessoas com deficiência (PCD’s), estão sendo utilizadas para propagandear a Caixa como “o banco da inclusão”. A medida, no entanto, é fruto de ação judicial movida pelo movimento sindical bancário denunciando o descumprimento pela Caixa da Lei 8.213/91, que obriga empresas com mais de mil empregados a terem ao menos 5% de pessoas com deficiência em seus quadros. Atualmente, o índice de PCD’s na Caixa é de apenas 1,42%, menos de 1/3 do mínimo legal.
A Caixa tentou recorrer da decisão, o que revela a demagogia do banco e do governo ao tentar usar essas contratações para promoção de uma imagem diferente da sua prática de gestão. Para piorar, o banco está discriminando os novos empregados privando-os do Saúde Caixa e descumprindo o Acordo Coletivo vigente. Por isso, os bancários e as bancárias da Caixa reivindicam: Saúde Caixa para todos!






