
Abertura do 6º Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias (Fotos: Sérgio Cardoso)
Com o tema “Resistir hoje tecendo o amanhã”, o 6º Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias teve início nesta sexta-feira, 12. A noite de abertura do evento contou com a participação de lideranças de centrais sindicais, movimentos sociais e entidades representativas dos trabalhadores. A abertura também foi marcada por um momento cultural de resgate das lutas da categoria em defesa da democracia, contra a privatização das empresas públicas, o pedágio e o Fora Collor.
Dirigente da Intersindical, Idelmar Casagrande falou sobre a necessidade de união dos trabalhadores para resistir aos ataques do governo Bolsonaro. “O momento é de resistir. Os bancários sempre estiveram à frente das lutas e esse é um momento importante para nós, de resistência a esse governo ultradireita, machista e homofóbico. A Intersindical está nesta luta, na construção do debate junto com o movimento sindical. É preciso construir até a Conferência Nacional uma pauta que nos represente”, destacou.
Filipe Skiter, representante da Central Sindical CSP-Conlutas, também esteve presente na abertura e falou sobre a importância de identificar a força da organização dos trabalhadores para enfrentar os inimigos atuais. “É importante estar nas mobilizações, mas esse congresso também é de extrema importância, pois é o momento de fazer nossos debates. Nesse processo é fundamental olhar para o passado e reconhecer nossas derrotas e vitórias nas nossas lutas anteriores, pois são esses momentos que nos fizeram chegar até aqui. Estamos enfrentando um novo governo, é importante identificar nossas forças, organizar os trabalhadores e apontar para a mesma direção”.
A luta dos trabalhadores também deve ser articulada com os movimentos sociais, como destacou Marcus Tadeu Barbosa, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). “Construímos muita luta junto com o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo. Os nossos inimigos são os mesmos. Vivenciamos dois rompimentos de barragens criminosos e é importante denunciar esses crimes em cada espaço em que estamos. Espaços como esse Congresso são importantes para nos organizarmos cada vez mais, pois temos muita luta a construir juntos”.
O coordenador do Sindibancários/ES, Jonas Freire Santana, destacou a história de luta da categoria bancária. “O governo Bolsonaro nos remete ao governo Collor, e quem era bancário nesse governo lembra que enfrentamos um governo de direita, arrogante e pré-disposto a nos derrotar. Mas enfrentamos, viramos a mesa e seguimos na nossa luta. Hoje, mesmo que a conjuntura seja desfavorável para os trabalhadores ela não é capaz de nos derrotar. Temos que pensar em como tecer novamente o amanhã para derrotar o governo Bolsonaro e, mais à frente, o capital. Precisamos construir um amanhã para ser feliz, e não para morrer de fome, adoecer ou morrer em função do trabalho. Somos uma categoria de muita luta, de muita resistência e de greves. Eles não vão nos derrotar”.
A abertura do Congresso também contou com a presença do presidente da Fetraf-RJ/ES, Nilton Damião, da presidente da Banespar, Maria José Pimenta, do representante da CTB, Sebastião Ceschin e do presidente da Apecef-ES, Edmar Martins. O 6º Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias acontece no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, e termina neste domingo, 14.

