
Não foram somente os empregados e as empregadas da Caixa que deixaram o home office e retornaram para as agências, junto com eles vieram novas demandas de trabalho geradas em função da pandemia. Com os empregados em teletrabalho, a Caixa desenvolveu uma plataforma (Interaxa) de atendimento virtual, via aplicativo WhatsApp, para solucionar as demandas do dia a dia. O intuito da nova plataforma seria evitar o deslocamento dos clientes para a agência.
“O problema é que os empregados voltaram ao atendimento presencial e passaram a acumular funções típicas do home office, como o Interaxa. Na prática, há agora um acúmulo de funções presenciais e virtuais”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários/ES Igor Bongiovani. O dirigente diz que a dupla função sobrecarrega os bancários e as bancárias.
“Nas agências, a Caixa pressiona para que os empregados façam os atendimentos presencial e virtual. Não bastasse a pressão para o cumprimento de metas cada vez mais desumanas, o empregado precisa agora se desdobrar para dar conta de dois atendimentos ao mesmo tempo. Essa sobrecarga de trabalho, além de provocar o adoecimento, deixa o empregado mais suscetível ao erro”, adverte Bongiovani.
Defasagem de pessoal
O dirigente destaca que, mesmo antes da pandemia, já havia uma grande defasagem de pessoal na Caixa. Ele lembra que nos últimos seis anos a Caixa cortou quase 20 mil bancários e bancárias. “As demandas crescem exponencialmente enquanto a Caixa reduz o número de empregados. O saldo dessa conta que não fecha é o adoecimento de um contingente cada vez maior de trabalhadores”, critica.
Estudo feito no final de julho pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), confirma a relação desigual entre demanda versus pessoal, conforme destaca o dirigente. O levantamento do Dieese apontou que entre 2018 e o primeiro trimestre de 2021, o número de clientes por trabalhador da Caixa subiu 65%, passando de 1.070 para 1.775.
Denúncia
O diretor sindical orienta que os empregados e as empregadas da Caixa se recusem a acumular os atendimentos presencial e virtual. Bongiovani afirma que não há regulamentação prevista nas diretrizes da Caixa para o duplo atendimento. “O que existe é a regulamentação para os atendimentos presencial e virtual, separadamente. Para os dois, simultaneamente, não”, sublinha.
Caso a Caixa imponha a execução dos dois atendimentos ao mesmo tempo, o dirigente orienta que os bancários e as bancárias que se sentirem pressionados a realizar esse duplo atendimento, devem formalizar a denúncia no canal exclusivo do Sindibancários/ES (abaixo).
_______________________________________________________________________
Clique aqui para acessar o Canal de Denúncias – Sindibancários ES
Sindicato dos Bancários/ES
Tel: (27) 3331-9999
Se preferir, entre em contato com o Sindicato
(Fotos capa e interna: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES)

