
Rita Lima discursa durante ato em defesa da democracia (Fotos: Sérgio Cardoso)
Vitória foi uma das capitais brasileiras a aderir os atos em defesa da democracia para marcar a malograda tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023. Há um ano, uma horda de vândalos e golpistas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). O ato desta segunda-feira (08) na capital capixaba aconteceu em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo e reuniu representantes de movimentos sindicais, populares e estudantis, além de lideranças políticas do campo da esquerda. Atos semelhantes se replicaram por outras capitais brasileiras. Proposto pelo próprio presidente Lula, o ato reuniu cerca de 500 pessoas no Congresso Nacional, entre governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil, do Poder Judiciário e comandantes das Forças Armadas. O governador capixaba Renato Casagrande (PSB) participou do evento na capital federal.
Dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES foram às ruas em defesa da democracia. A coordenadora-geral do Sindibancários, Rita Lima, afirmou a importância de ocupar as ruas para marcar a data alusiva ao ato golpista de 8 de janeiro. “Temos que nos manter firmes e vigilantes pela defesa da democracia sempre. Para a democracia chegar ao estágio em que chegou, não podemos esquecer que muitas vidas ficaram para trás. Precisamos seguir lutando para valorizar essa resistência histórica em defesa da democracia. Sem anistia para todos que participaram da tentativa de golpe, principalmente o capitão genocida e fascista”. protestou a dirigente.

Carlão, da Intersindical, lembrou que a mobilização do povo brasileiro e a coesão das instituições neutralizou o golpe
Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que marcou presença no evento pela Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, destacou o 08 de janeiro como uma data de celebração da democracia. “Há um ano, a democracia esteve ameaçada por uma insurreição golpista e nós vencemos a barbárie. Essa é uma data que tem de ser lembrada todos os anos. Porém, para além da celebração, temos que cobrar das instituições a conclusão rigorosa das investigações do ato golpista, e responsabilização dos vândalos que destruíram os prédios públicos, dos financiadores do ato e dos agentes públicos, principalmente dos militares das Forças Armadas, que deram cobertura para o golpe que tentou destituir um presidente legitimamente eleito pelas urnas”, afirmou Carlão, que completou: “Repudiamos a tentativa de golpe e exigimos punição aos envolvidos no ato do dia 8. Salve, salve o povo brasileiro, E viva a democracia”.
Claudio Merçon (Cacau), dirigente do Sindibancários e da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ-ES), disse que a tentativa de golpe há um ano foi uma agressão ao Brasil e à democracia. “Nós, do Sindicato, sempre estivemos envolvidos nesta luta em defesa da democracia. Porque a classe trabalhadora é protagonista desta luta. Não sairemos das ruas enquanto todos os golpistas não forem punidos, especialmente Bolsonaro. Sem anistia!”, bradou.
Entre uma e outra fala de lideranças sociais e políticas, os populares diziam palavras de ordem pedindo a apuração rigorosa e responsabilização de todos os envolvidos no ato de 8 de janeiro, principalmente o ex-presidente Bolsonaro, apontado como mentor da tentativa de golpe. Exibindo cartazes dos golpistas, os militantes também pediram a cassação dos senadores Magno Malta (PL) e Marcos do Val (Podemos).
Lideranças políticas
Marcaram presença no ato a deputada estadual Camila Valadão e o vereador por Vitória André Moreira (ambos do PSOL). Dos parlamentares petistas estavam presentes o deputado federal Helder Salomão (a deputada federal Jack Rocha enviou representante). Da bancada do PT na Assembleia, João Coser e Iriny enviaram representantes. A vereadora por Vitória Karla Coser discursou. Havia também lideranças do PCB e do PCdoB, como o ex-vereador Namy Chequer.
A deputada Camila Valadão disse que o povo brasileiro não vai aceitar qualquer tentativa de golpe. “Que isso não se repita nunca mais”. Ela pediu a prisão dos envolvidos, inclusive de suspeitos do Espírito Santo que estão sob investigação da Polícia Federal. A parlamentar também exigiu a prisão do ex-presidente. “Bolsonaro na cadeia”. Camila disse ainda que o ato deste dia 8 de janeiro abre a jornada de lutas. “É só com a luta da classe trabalhadora que a gente avança”, concluiu.
O vereador André Moreira iniciou sua fala fazendo uma homenagem ao professor Nelson Almeida Filho. André lembrou que se estivesse vivo, com certeza Nelson estaria fazendo o registro do ato com o seu inseparável tablet. “Nelson Almeida, presente”, repetiu várias vezes o vereador em coro com os populares. Em seguida, André lembrou que as tentativas de golpe não começaram em 08 de janeiro de 2023. “Houve outra no Dia 7 de Setembro de 2022 e seguirão tentando outros golpes se não ocuparmos as ruas”. O vereador do PSOL lembrou que o exercício da democracia não se reduz a votar de dois em dois anos. “Democracia tem conteúdo material. O povo precisa de emprego, Previdência, assistência. Para isso, precisamos ocupar as ruas. Ousando lutar, venceremos”.
Confira as fotos do ato
(fotos – Sergio Cardoso)

