Acontece, nesta segunda-feira, 08, assembleia geral dos bancários do Espírito Santo que irão decidir a adesão da categoria à Greve Geral do dia 11 de julho, convocada, em todo o país, por sindicatos e centrais sindicais. A atividade será às 18 horas, no Centro Sindical dos Bancários, localizado na rua Ithobal Rodrigues Campos, 125, Forte São João, Vitória. É fundamental que todos os bancários e bancárias participem. 

A proposta de greve já foi discutida na reunião do Sistema Diretivo, que reúne toda a diretoria do Sindicato dos Bancários/ES e os delegados sindicais, no último dia 6 de julho. O Sistema Diretivo decidiu participar da Greve Geral do dia 11 e indicar à categoria a adesão ao movimento.

A convocação de Greve Geral surge a partir das mobilizações populares que tomam as ruas do país e do Espírito Santo, nas quais são levantadas bandeiras históricas da esquerda brasileira como o aumento do investimento nas áreas sociais e mais rigor no uso do dinheiro público. A categoria ainda levará para as ruas, no dia 11, outras duas pautas fundamentais para o país: o não pagamento da dívida pública brasileira e o arquivamento do PL 4330, que regulamenta o trabalho terceirizado no Brasil.

Em 2013, 42% do Orçamento Geral da União (GRU), cerca de R$ 900 bilhões, serão destinados ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública brasileira. O valor é 10 vezes maior do que o previsto para a saúde e 12 vezes que previsto para a educação. Defendemos uma auditoria na dívida pública e a inversão das prioridades de investimento do governo.

Já o projeto de lei substitutivo do PL 4330/2004 está sendo debatido na Câmara dos Deputados e prevê a regulamentação do trabalho terceirizado no país, com sérios prejuízos para os trabalhadores, como perda de direitos e redução de salários. Lutamos pelo arquivamento do projeto e contra a precarização do trabalho.

Confira a Pauta Unificada das Centrais Sindicais:

– Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;

– Fim do fator previdenciário;

– 10% do PIB para a Educação;

– 10% do Orçamento da União para a Saúde;

– Transporte público e de qualidade;

– Valorização das Aposentadorias;

– Reforma agrária;

– Fim dos Leilões do Petróleo e todo tipo de privatização;

– Contra o PL 4330, sobre Terceirização;

– Reforma urbana;

– Democratização dos meios de comunicação;

– Pelos Direitos Humanos: Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas;

– Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais.

Confira o edital de convocação para a Assembleia

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, com CNPJ sob o nº 28.164.168/0001-51, Registro Sindical nº 1-308, por seu coordenador geral abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste Sindicato, para a Assembleia Geral Extraordinária que se realizará dia 08/07/2013, às 18 horas, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda convocação, no Centro Sindical dos Bancários, situado na Rua Ithobal Rodrigues Campos, nº 125, Forte de São João, Vitória/ES, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia:

1 – Paralisação das atividades no dia 11 de julho de 2013.

Vitória (ES), 02 de julho de 2013
Carlos Pereira de Araújo
Coordenador Geral