Bancários do Banestes são convocados para plenária nesta quarta-feira, 28

28/08/2019 14:55

Durante a atividade, bancários vão avaliar as propostas em defesa da Banescaixa e a minuta da categoria aprovada no congresso específico dos banestianos

Nesta quarta-feira, 28, o Sindibancários/ES realiza uma plenária com bancários e bancárias do Banestes para sistematizar as propostas em defesa da Banescaixa. A atividade será realizada às 18h30, no  auditório do Sindibancários/ES. Durante a plenária, também será avaliada a proposta de minuta aprovada no congresso específico dos banestianos.

A plenária é uma das deliberações do Congresso específico dos empregados do banco, realizado no dia 12 de julho, durante o VI Congresso Estadual dos Bancários capixabas. No encontro, os bancários do Banestes definiram como prioridades lutar pela sustentabilidade da Banescaixa e avançar nas questões de condições de trabalho, garantindo, por exemplo, novas contratações.

“A plenária é importante para ampliar a mobilização dos banestianos para discutir a sustentabilidade do nosso plano de saúde. Temos diversos problemas na Banescaixa, como a dificuldade de bancários do interior em encontrar clínicas e médicos credenciados. Para reduzir custos, o banco tem feito descredenciamentos na rede, dificultando o acesso dos associados a consultas e tratamentos. Por isso é tão importante a participação dos bancários na plenária, para que possamos discutir e definir juntos as propostas e ações para cobrar do banco uma negociação que apresente soluções para o plano”, enfatiza o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire Santana.

Dentre as propostas para a sustentabilidade da Banescaixa estão: buscar consultoria e realizar um estudo atuarial que ajude a pensar propostas alternativas para o financiamento do plano, analisando a viabilidade da contribuição por percentual; reivindicar ao banco a volta da contribuição percentual e paritária para ativos e aposentados, a redução do valor da coparticipação e que o banco arque com os custos da sinistralidade.

Durante a plenária, os bancários também vão discutir a organização da entrega da minuta, prevista para setembro. Dentre as reivindicações aprovadas no congresso também está a contratação de mais empregados. Os banestianos vão cobrar do banco a avaliação da situação dos locais com déficit de empregados, compromisso já assumido pelo presidente do Banestes em reunião com o Sindicato.

Participe!

Plenária dos bancários e bancárias do Banestes 

Quarta-feira, 28, às 18h30

Local: Sindibancários/ES

Rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória