A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander se reuniu por videoconferência com o banco nesta segunda-feira (27) e conquistou a renovação, por dois anos, da íntegra do acordo aditivo (Acordo Coletivo de Trabalho – CCT) à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Também ficou estabelecida a renovação do acordo do Programa Próprio de Resultados Santander (PPRS), reajustado pelo mesmo índice que for definido na Campanha Nacional dos Bancários em 2020.

“O Santander é o único banco privado que tem um aditivo à Convenção Coletiva, um instrumento que permite que os funcionários tenham direitos que vão além daqueles garantidos na CCT durante a Campanha Salarial. Por isso, em um contexto de retirada de direitos, renovar o Acordo também se configura como uma conquista”, destaca o diretor do Sindibancários/ES Cláudio Merçon (Cacau), que acompanhou a negociação com o banco.

Cacau destaca pontos importantes que não foram incluídos no Acordo, como a reivindicação de isenção de tarifas para os empregados. A comissão, no entanto, conseguiu extrair do banco o compromisso de discutir o tema nas reuniões do Comitê de Relações Trabalhistas, onde a negociação deve continuar.

Cabesp e Banesprev

Também foram renovados os termos de compromisso em que o Santander preserva a manutenção da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) e do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev).

Pandemia

Após a reunião, o banco informou que, a partir desta terça-feira (28), todos os funcionários que trabalham nas dependências dos centros administrativos do Santander deverão, obrigatoriamente, utilizar máscaras durante todo o dia, como medida de proteção e manutenção da saúde de toda a equipe.

Com informações da Contraf