
Diretores do Sindicato no ato
#BoraGanharEsseJogo! Foi com esse lema que bancárias e bancários capixabas saíram às ruas na manhã desta quarta-feira, 15, em ato de lançamento da Campanha Nacional da categoria. Dirigentes do Sindibancários/ES percorreram as agências do Centro de Vitória dialogando com os trabalhadores e clientes para apresentar suas reivindicações.
O Comando Nacional dos Bancários entregará a minuta para a Fenaban na tarde de hoje, em reunião na cidade de São Paulo. Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial com ganho real de 5% (inflação + 5%), reajuste diferenciado para o vale-alimentação e vale-refeição, redução da jornada de trabalho semanal sem redução salarial e defesa dos direitos já conquistados.

Houve entrega de panfleto a clientes
Durante o ato de lançamento, os dirigentes sindicais destacaram que a Campanha Nacional também tem como prioridade lutar por um país mais justo para os brasileiros. “As pessoas estão comendo osso e pé de galinha para conseguir sobreviver. O Brasil bateu recorde de 33 milhões de pessoas passando fome. É impossível não se indignar, não sentir a dor de quem sente fome ou frio. Nós precisamos derrubar o governo Bolsonaro o mais rápido possível para que as pessoas voltem a ter moradia, alimentação, e que o trabalhador seja visto com respeito, porque hoje o governo só enxerga o grande empresariado e o agronegócio”, criticou o dirigente Cláudio Merçon (Cacau).
Mobilização

Jonas Freire: bancos podem dar aumento real
O diretor do Sindicato Jonas Freire não descartou a possibilidade de a categoria entrar em greve para obter conquistas da sua pauta econômica e social. “Os bancos são o setor da economia que mais lucra no nossos país e podem dar aumento real. Se preciso for, iremos à greve, como fazemos historicamente, pois somos uma categoria de lutas e precisamos manter nossos direitos”, afirmou.
“Sabemos que não será uma campanha fácil, mas já não tem sido fácil a vida dos trabalhadores bancários, que sofrem cotidianamente com as metas, o adoecimento e as péssimas condições de trabalho. Então só temos a ganhar entrando nessa campanha de forma forte e unida”, completou Cacau.
Principais reivindicações da Campanha:
- Reposição salarial e nas demais verbas: inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real.
- Aumento maior para o tíquete-refeição e o tíquete-alimentação.
- Garantia dos empregos.
- Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste.
- Jornada contratual de quatro dias de trabalho, entre segunda e sexta-feira.
- Fim das metas abusivas.
- Combate ao assédio moral.
- Proteção aos trabalhadores adoecidos.
- Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19.








