O Banestes acaba de confirmar a reunião de negociação sobre a Banescaixa para as 15 horas dessa quarta-feira, 1º. Uma comissão composta por representantes do Sindicato, da Banespar e pelo representante dos empregados no Conselho da Banescaixa irá representar os banestianos na reunião com o banco.
A negociação é fruto da cobrança do Sindicato e da mobilização de bancários e bancárias. Em setembro, um ato no Palas Center reuniu empregados da ativa e aposentados para cobrar negociação imediata sobre o tema. Os bancários querem a melhoria do plano de saúde, com um modelo de contribuição que seja solidário e sustentável. Por isso, defendem a volta da contribuição por percentual, em substituição à cobrança por faixa-etária implantada em 2009.
Também está na pauta de reivindicações a manutenção do aporte do banco para a cobertura das despesas administrativas do plano, suspenso desde junho, além da redução da aparcela fixa da coparticipação dos empregados, que aumentou de R$ 85 para R$ 283 em outubro, e sofrerá novo reajuste em dezembro, passando para R$ 461, um aumento de 542%.
“Esperamos que as negociações finalmente avancem. Nossa luta é para que os bancários tenham garantido o direito à saúde com um plano justo e de qualidade”, afirma Jonas Freire, coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES.
Novas informações serão noticiadas após o término da reunião.









