Fotos: Sérgio Cardoso

Bancários e bancárias do Banestes aprovaram a minuta de reivindicações específicas que será entregue à direção do banco estadual. Eles se reuniram em plenária na noite desta quarta-feira, 28, no auditório do Sindicato. A minuta será entregue formalmente ao banco no dia 03 de setembro, com ato político no Palas Center a partir das 9 horas.

Entre as pautas principais do banestianos estão a Banescaixa, a contratação de mais bancários e a denúncia sobre a terceirização de setores do banco. O debate sobre a pauta dos banestianos foi aprofundado durante o Congresso Estadual dos empregados do Banestes, realizado em julho.

O coordenador geral do Sindicato, Jonas Freire, lembrou que neste ano não há negociação de cláusulas salariais, que já estão definidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e no Acordo Coletivo. “Há, no entanto, muito a discutir com relação às cláusulas sociais e de condições de trabalho”, disse.

O Sindicato já encaminhou ofício ao banco solicitando negociação e agendando a data para a entrega da minuta, que foi confirmada pelo diretor de Recursos Humanos do Banestes. “Para nós, é uma sinalização positiva. Esperamos que o banco esteja aberto à negociação, mas vamos precisar da força da categoria para sair com resultados positivos e com novas garantias para as demandas dos empregados, que é nossa expectativa”, destaca Jonas.

Sobre a Banescaixa, os banestianos cobram o retorno da contribuição por percentual, substituído em 2009 pela cobrança por faixa-etária, além da redução do valor da coparticipação e do custeio da taxa de sinistralidade pelo banco.

Na plenária, os banestianos também definiram construir um ato em conjunto com os concursados para pressionar banco por mais contratações. Vale destacar que o banco abriu um plano de demissão voluntária voltado para os bancários lotados na GECEL (Gerência de Canais Eletrônicos), setor que está em processo de terceirização, esvaziando ainda mais o quadro de empregados. Concursados do Banestes foram convidados para a plenária e construirão a atividade em conjunto com o Sindicato.

“A maior parte dos problemas de condições de trabalho que enfrentamos, como a pressão por metas, decorrem da falta de funcionários, por isso essa pauta é tão importante, e se relaciona também com a defesa do Banestes como um todo, inclusive com a qualidade do serviço que é prestado à população”, aponta o diretor do Sindibancários/ES Alan Sauer.