Reunidos em assembleia na noite dessa terça-feira, 19, bancários e bancárias do Banestes de Linhares e região aprovaram a pauta de reivindicações a ser entregue à direção do banco.  Plano de Cargos e Salários (PCS), melhores condições de trabalho  e saúde, retorno imediato do Grupo de Trabalho sobre a Banescaixa e a defesa dos Banestes público e estadual foram os principais eixos aprovados.

Nesta quinta-feira, 21, será a vez dos banestianos de Colatina e dos municípios vizinhos discutirem as reivindicações e deliberarem sobre a pauta a ser entregue ao Banestes. As assembleias serão realizadas também em Cachoeiro de Itapemirim e em Vitória, nos dias 26 e 28 deste mês, respectivamente.

Metas adoecem

Em Linhares, bancários e bancárias foram unânimes em relatar a pressão por metas imposta pelo banco e o aumento do adoecimento dos empregados. O diretor do Sindibancários/ES Jonas Freire falou sobre a adesão dos bancários à pauta de reivindicações.

“Temos uma pauta enxuta, porém muito abrangente. Temos muitos relatos de adoecimento de bancários, pessoas que estão tomando remédio para dormir e para trabalhar. Os empregados estão preocupados e a todo momento questionam onde isso vai parar? Quando vamos conseguir dar um fim nesse modelo de gestão adoecedor? A sensação entre aqueles que ainda não adoeceram é que a qualquer momento também estarão em tratamento”, enfatiza Freire.

As questões relacionadas à saúde e às condições de trabalho são centrais para os empregados e as empregadas do Banestes, que diariamente enfrentam pressão por metas e a sobrecarga de trabalho. O adoecimento na categoria é fruto da imposição de metas e da redução do quadro de empregados, com extinção de funções, transferência de serviços bancários para postos do Banesfácil e a não contratação de novos bancários.

Plano de Cargos e Salários

Outra reivindicação dos bancários é a criação de um plano de carreira que promova valorização profissional e salarial dos funcionários. Pauta antiga dos banestianos, o Plano de Cargos e Salários (PCS) ainda é uma reivindicação prioritária e qualquer proposta do banco deve ser previamente submetida à discussão e avaliação dos empregados, por meio do Sindicato.

Banescaixa

Os bancários também aprovaram como um dos principais eixos o retorno imediato do Grupo de Trabalho (GT) para buscar soluções para a Banescaixa, conforme preveem os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT’s) desde 2016. Até hoje o banco não cumpriu o compromisso assumido e mantém um modelo de gestão da Banescaixa que exclui bancários aposentados, com mensalidades inacessíveis para pagamento.

“Ouvimos diversos relatos de aposentados que estão sem plano de saúde porque não têm condições de pagar os altos valores cobrados. Já apresentamos essa demanda ao banco, mas nada até o momento foi feito”, denuncia Freire.

Banestes público e estadual

A luta em defesa do Banestes público e estadual continua como prioridade para os banestianos de Linhares e região. A reivindicação está incluída na pauta aprovada e seguirá para ser também submetida à votação das outras assembleias.