Desrespeito e desvalorização dos empregados marcam a gestão atual da Caixa.  Em resposta ao ofício enviado pela Contraf sobre a previsão da publicação do balanço e antecipação da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o banco afirmou que o pagamento ocorrerá até o dia 31 de março.

Enquanto os outros quatro maiores bancos do país já pagaram a PLR ou anunciaram a data do pagamento, a Caixa sequer informa uma previsão para a publicação do balanço. Em um trecho do documento enviado sobre a PLR, a direção do banco declara que “após cumpridos todos os critérios para pagamento, este será efetuado de forma tempestiva tal como nos exercícios anteriores e assegurado o regular rito de conformidade e governança”.

“Ficamos perplexos com essa postura do banco. O presidente da Caixa anunciou que o banco terá um dos maiores lucros dos últimos anos, mas sequer fala quando divulgará o resultado. Os bancários e as bancárias da Caixa estiveram, e ainda continuam, na linha de frente nesta pandemia para garantir o atendimento a milhares de trabalhadores neste país. Essa medida, de estender até o limite o pagamento da PLR, é mais uma atitude absurda dessa gestão, que não reconhece o valoroso trabalho dos empregados. Enquanto isso, a maior parte dos bancários seguem expostos à pandemia e vemos o aumento do número de contaminação e de mortes por covid-19 entre os trabalhadores da Caixa. Essa situação é revoltante”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges.