Campanha Nacional: bancários capixabas aprovam minuta

14/06/2022 20:12

Pauta de reivindicações será entregue à Fenaban nesta quarta-feira, 15

Fotos: Sérgio Cardoso

A minuta da Campanha Nacional 2022 foi aprovada por unanimidade pelos bancários capixabas, em assembleias realizadas na noite desta terça-feira, 14, no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória, e nas subsedes de Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. A pauta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta quarta, 15, marcando oficialmente o início da Campanha.

“Vamos entrar em campo com garra para virar esse jogo. Virar o jogo contra o assédio moral, as demissões, por valorização salarial, mas também virar o jogo do nosso país, ajudando a derrotar o governo neofascista de Bolsonaro e suas políticas privatistas. Esse é um desafio que está colocado para todas as categorias, centrais sindicais e movimentos sociais, e nós estaremos juntos construindo essa luta, conciliando a nossa campanha com a disputa eleitoral, que é complementar à nossa pauta”, afirmou o diretor do Sindibancários/ES Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que integra o Comando Nacional da categoria.

Carlão, durante assembleia de votação da minuta

Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial com ganho real de 5% (inflação + 5%), reajuste diferenciado para vale-alimentação e vale-refeição, redução da jornada de trabalho semanal sem redução salarial e defesa dos direitos já conquistados.

A minuta traz ainda a previsão de gatilhos salariais, mecanismo que pode ser acionado para recompor os salários caso o cenário de alta inflação perdure.

Estratégia

Tratando da estratégia geral da Campanha, Carlão destacou a importância de conciliar a campanha nacional com a campanha eleitoral a fim de conter o avanço da agenda neoliberal e reacionária de Bolsonaro, retomando um projeto democrático e de desenvolvimento para o país. “Precisamos ter um ambiente político que nos permita reverter a pauta de privatizações, o teto de gastos, a reforma trabalhista e outros retrocessos que tivemos nos últimos anos. A sobrevivência dos bancos públicos depende disso. É urgente termos um ambiente democrático que nos permita disputar um programa de governo que amplie os direitos trabalhistas e sociais”, disse Carlão.

O dirigente também falou sobre a necessidade de engajamento da categoria. “Sentimos nos bancários uma expectativa de mudança, e a consulta à categoria mostra que há disposição para a greve. Agora, precisamos transformar esse sentimento em mobilização, em participação efetiva nas ações da Campanha. Se não tivermos esse clima, toda a nossa negociação fica comprometida”, lembrou.

Minutas específicas

Na plenária, os dirigentes sindicais apresentaram os principais pontos das minutas específicas do Banco do Brasil, Caixa e dos bancos privados (Santander, Bradesco)

Em relação ao Banestes, a minuta específica, que começou a ser construída no Congresso Estadual da categoria, será debatida em plenária virtual no próximo dia 20 e votada em assembleia no dia 21.