Foram abertas as negociações com o Bandes. A primeira rodada aconteceu na última quarta-feira, 10, na sede do banco. Na reunião, foi iniciado o debate da minuta, discutida ponto a ponto até a cláusula 18ª.
A comissão de negociação se comprometeu a avaliar junto à direção do banco alguns itens, especificamente as cláusulas que tratam de horas extras (11ª); auxílio-funeral (16º); prêmio aposentadoria (17ª) e vale-transporte (18ª). O debate sobre as cláusulas financeiras foi suspenso e será realizado à medida que as negociações com a Fenaban avançarem.
“A reunião foi positiva, sentimos que há disposição do banco em negociar a pauta, mas esperamos que nas próximas rodadas as negociações avancem, com garantias efetivas em relação às questões principais da minuta”, diz Ivaldo Albano, diretor do Sindicato dos Bancários/ES.
A próxima rodada de negociação está agendada para o dia 17, às 14h.
Eixos de reivindicação:
- Participação nos lucros e/ou resultados sociais
- Comissão por tempo de Serviço
- Gratificação por qualificação;
- Acessibilidade a cargos;
- Plano de Carreira e Remuneração
- Previdência Complementar – Aumento de 2% sobre o PGBL;
- Abono assiduidade de 5 dias e abono aniversário.
- Auxílio-creche/babá e Educação até o final do ensino médio;

