Comissão de negociação do Sindicato rejeita proposta do Banestes

26/08/2020 17:54

Os representantes do banco concordaram em reavaliar a pauta de reivindicações dos banestianos e prometeram apresentar uma nova proposta o mais breve possível

Em reunião nesta quarta-feira, 26, com o Banestes, a comissão de negociação do Sindicato dos Bancários/ES rejeitou a proposta do banco. Na avaliação do coordenador geral do Sindicato, Jonas Freire, a atual proposta do Banestes retira direitos dos empregados. “Não podemos negociar uma proposta que segue na contramão da nossa pauta de reivindicações”, afirmou o dirigente. Os representantes do Banestes concordaram em apresentar uma nova proposta à comissão o mais breve possível.

O dirigente afirmou que o processo negocial segue em aberto. Para Jonas, o Banestes está esperando a definição sobretudo das pautas econômicas, como reajuste salarial e PLR, por exemplo, que também continuam em discussão na mesa da Campanha Nacional com a Fenaban. “Temos notado que o banco quer aguardar a proposta da Fenaban. O resultado é que a negociação das pautas específicas acaba ficando amarrada à mesa unificada e não conseguimos avançar como gostaríamos”.

A proposta do Banestes rejeitada pela comissão de negociação, segundo o dirigente, ataca especialmente as cláusulas sociais. Ele destacou as mudanças no sistema de registro de ponto, que trazem desvantagem ao empregado; o processo seletivo interno, que é marcado pelo subjetivismo das avaliações e pela falta de transparência; a redução da Remuneração Estratégica Variável (REV), que mexe diretamente no bolso do banestiano; e a retirada ou alteração de cláusulas que pleiteiam a manutenção ou a conquista de direitos.

Jonas disse que as propostas rejeitadas pela comissão de negociação do Sindicato garantiriam uma margem muito larga para o banco. “Isso acaba sendo desvantajoso para o empregado. A comissão as rejeitou porque percebeu que aceitá-las como estão redigidas hoje podem permitir interpretações dúbias que prejudiquem os empregados mais à frente”, ponderou.

O coordenador geral do Sindicato reforçou que a mobilização dos bancários e das bancárias do Banestes é estratégica nesta reta final de negociação. “Estamos entrando no momento decisivo das negociações. A participação e o engajamento na luta fazem toda a diferença na mesa. O banco sente quando a categoria está coesa, fechada em sua pauta de reivindicação. Disposta a não abrir mão de direitos e de ousar novas conquistas”, enfatizou Jonas.