CONECEF: Defesa da Caixa 100% pública e dos direitos são prioridades

02/08/2019 18:15

Bancários e bancárias se organizam para defender Caixa 100% pública e saúde para todos os empregados

A defesa da Caixa 100% pública, dos direitos dos bancários e bancárias, do Saúde Caixa e da Funcef  são as principais reivindicações aprovadas no 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado em São Paulo nesta quinta e sexta-feira (01 e 02).

Com o tema “Todos contra o retrocesso”, o encontro reuniu delegados e delegadas de todo o país, que também definiram como eixos principais da pauta a luta por melhores condições de trabalho, pela contratação de mais empregados, pelo fim do assédio moral, do descomissionamento arbitrário e do Programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP).

Durante o encontro, os participantes também discutiram sobre o projeto do governo de desmonte da Caixa, com o anúncio da venda dos setores mais lucrativos do banco, como cartões e loterias.

“Nesta conjuntura de forte ataque do governo Bolsonaro à Caixa como banco público e aos bancários, o Conecef foi um espaço importante para alinhar nossa atuação. Somente organizados e mobilizados vamos enfrentar esse governo e manter nossos direitos. Nosso acordo ainda é válido por um ano e temos que nos preparar para derrotar essa destruição da Caixa”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES e uma das delegadas capixabas no Congresso, Rita Lima.

O enfraquecimento da Caixa também passa pelo desrespeito aos direitos dos empregados, como por exemplo, a publicação de resoluções do governo que impactam diretamente nos planos de saúde de autogestão das empresas estatais como o Saúde Caixa. “Vamos lutar para garantir que os novos empregados também tenham direito ao  Saúde Caixa, conforme prevê nosso acordo coletivo”, destacou a diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges, que também integra a delegação capixaba.

O Conecef deste ano contou com a participação com 272 delegados, sendo 145 homens e 127 mulheres. O encontro é o mais importante fórum de deliberação dos empregados da Caixa, onde é definida a pauta de reivindicações e estratégias de luta da categoria.