“Os desafios da manutenção do emprego bancário na atualidade” será um dos principais temas do congresso específico dos bancários e bancárias de bancos privados e das financeiras, que acontece no dia 31 de julho, segundo dia da Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias, que tem início no dia 30 de julho. Em 2020, os cinco maiores bancos que atuam no Brasil demitiram 12.874 funcionários, mesmo com lucro de R$ 79,3 bilhões.
Para falar sobre as ameaças à manutenção do emprego bancário, o congresso terá como convidado o economista do Departamento Intersindical de Economia e Estatística (Dieese), Paulo Jäger. As condições de trabalho como causas de adoecimento na categoria também serão discutidas no congresso.
“As inovações tecnológicas e a reforma trabalhista, que mudou a forma de contratação, são as principais ameaças ao emprego bancário. Precisamos estar organizados para defender nossos direitos.
Além disso, temos que fortalecer a luta contra a precarização das condições de trabalho e a pressão por metas, que têm levado milhares de bancários ao adoecimento”, destaca o diretor do Sindibancários/ES Carlos Pereira de Araújo (Carlão).
PROGRAMAÇÃO
31 de julho – Sábado
09h – Mesa: “Ameaças aos fundos de pensão”
Convidados: Fernando Amaral – Ex-diretor de Seguridade da Previ e ex-GAREF. Marcio de Souza – Diretor de Administração da PREVI. Ricardo Gobbi – Diretor
de Seguridade da Baneses e auditor do Banestes.
11h – Mesa: “Os desafios da manutenção do emprego bancário na atualidade”
Convidado: Paulo Jäger – Economista e supervisor técnico do Escritório do Dieese no RJ.
12h30 – Intervalo
14h – Mesa: “As condições de trabalho como causas do adoecimento na categoria bancária”
Convidada: Maria Maeno – Médica e pesquisadora
em Saúde do Trabalhador da Fundacentro, com mestrado
e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
17h – Plenária geral










