
Nos dias 30 e 31 de julho os bancários e bancárias capixabas vão se reunir na Conferência Estadual da categoria,
que terá como tema “Fortalecer a luta pela vida e por direitos”. Devido à pandemia da covid-19, a Conferência será virtual, por meio do aplicativo Zoom. Na noite de abertura, serão realizados os debates sobre a conjuntura econômica e a defesa dos bancos públicos. No sábado, os bancários se reúnem nos congressos específicos de cada
banco, a partir das 9 horas.
Veja programação dos congressos específicos:
BANESTES | CAIXA | BANCO DO BRASIL | PRIVADOS E FINANCEIRAS | BANDES
O debate sobre os bancos públicos terá como convidada a representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano. Sob o governo Bolsonaro, a Caixa e o Banco do Brasil vêm sofrendo constantes ataques e estão na mira do Programa Nacional de Desestatização. A privatização desses lucrativos bancos públicos coloca em risco o emprego de milhares de bancários e bancárias e o desenvolvimento do país. As ameaças
são reais. A IPO (Oferta Pública de Ações) da Caixa Seguridade já foi realizada e agora o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, corre para vender outros ativos do banco.
Além dessa ameaça direta, os bancários ainda enfrentam, ao lado dos trabalhadores em geral, uma conjuntura econômica e política adversa. Em meio à maior pandemia dos últimos cem anos a uma política econômica que privilegia os mais ricos, os brasileiros enfrentam altas taxas de desemprego, crescimento da pobreza, da miséria e veem o aumento drástico das desigualdades sociais.
“É fundamental discutir as questões econômicas e políticas que ameaçam nosso emprego e nossa sobrevivência para que possamos organizar nossa luta e enfrentar os ataques do governo Bolsonaro e da elite econômica. Por isso, contamos com a participação dos bancários e das bancárias capixabas na Conferência deste ano, que será também um importante espaço de debate sobre as questões específicas da luta dos empregados dos bancos públicos e privados”, convida a coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima.
Cláusulas econômicas
Neste ano, na Campanha Nacional não haverá debate e negociação sobre as cláusulas econômicas, uma vez que a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria assinada em 2020 é válida por dois anos. De acordo com a cláusula 1º, o reajuste salarial será de acordo com o índice do INPC/IBGE acumulado entre setembro de 2020 e agosto de 2021, acrescido de aumento real de 0,5%. O mesmo reajuste será aplicado aos benefícios, como auxílio-refeição, cesta-alimentação e auxílio-creche/babá.
PROGRAMAÇÃO
• 30 de Julho – Sexta-feira
18h30 – Abertura
19 horas – Mesa 01 – “A crise ética, política e econômica no governo e o papel dos trabalhadores pelo Fora Bolsonaro e Mourão”
Convidado: Fernando Carneiro, vereador em Belém (PA) pelo Psol, historiador pós-graduado em Políticas Sociais
20 horas – Mesa 02 – “Defesa dos bancos públicos”
Convidada: Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa
• 31 de julho – Sábado
09 horas – Congressos Estaduais
da Caixa, BB, Banestes, bancos privados e financiários
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Retorno dos congressos
específicos
17h30 – Plenária final









