
Os ataques à Caixa 100% pública e aos direitos dos empregados foram discutidos no encontro dos delegados e delegadas da Caixa, nesta terça-feira, 27, no auditório do Sindicato. A atividade também foi espaço para organizar os bancários para o calendário de luta em defesa da Caixa e das conquistas da categoria. Durante o encontro, foram empossados os novos delegados e delegadas sindicais eleitos.
Os problemas de condições de trabalho, a contratação de novos empregados sem direito ao Saúde Caixa e sem garantia de um plano de assistência à saúde foram assuntos abordados no encontro. Os delegados também discutiram as ameaças à jornada de seis horas e a imposição do trabalho aos sábados.
“Nosso posicionamento é de oposição ao trabalho aos sábados e foi essa a orientação que demos aos delegados sindicais. Essa proposta de abertura dos bancos aos sábados é um ensaio para acabar com a nossa jornada, tendo em vista a aprovação da MP 881 no Congresso, que abre essa possibilidade. Nossa jornada de seis horas está garantida na CLT e na atual Convenção Coletiva da categoria. Mas precisamos ficar atentos e resistir a essas ameaças”, alerta a diretora do Sindibancários/ES, Renata Garcia.
Para a delegada sindical Vandinea da Penha Magda, o encontro foi um espaço importante para discutir os ataques à Caixa e aos direitos dos empregados, os problemas do cotidiano e de fortalecer a mobilização.
“É extremamente importante a gente participar de encontros como esse, enquanto ainda temos esse direito. Estamos passando por um momento difícil, com risco de privatização do banco, de perder nosso emprego e tudo que conquistamos ao longo da história. Por isso é importante estar aqui, para ouvir os diretores sindicais trazendo informações novas e para gente manter esta chama de luta acesa”, destacou a delegada sindical da agência Guarapari.
Caixa 100% pública

Os delegados e delegadas também trataram da mobilização dos bancários para enfrentar as recentes medidas contra a Caixa adotadas pelo governo Bolsonaro. A privatização das partes mais lucrativas da empresa, o esvaziamento do banco com a venda dos fundos de participações em outras empresas, as reestruturações e demissões incentivadas são ameaças à Caixa 100% pública e aos direitos dos empregados.
Sindicatos, Fenae e associações vão lançar uma nova campanha envolvendo os empregados, a população, os prefeitos, deputados e senadores para preservar a Caixa como banco integralmente público. “Nesta campanha, é muito importante o envolvimento de todos os empregados, pois eles são os maiores conhecedores da Caixa e sabem da importância da preservação da Caixa 100% pública para o desenvolvimento social e econômico do país”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES Rita Lima.
O calendário de luta em defesa da Caixa segue até outubro. A próxima atividade será no dia 04 de setembro com ações sindicais nas agênias contra a reestruturação no banco.
Confira o calendário de luta:
04 de setembro – Dia de Luta contra a reestruturação
11 de setembro – Dia de luta em defesa do Saúde Caixa – Saúde Caixa para Todos
04 de outubro – Dia de luta em defesa dos bancos públicos
07 de outubro – Dia de luta pela moradia

