Em assembleia virtual na noite desta segunda-feira, 12, bancários e bancárias do Banestes aprovaram a proposta de acordo coletivo feita pelo banco, fechando as negociações específicas da Campanha Salarial 2022. O acordo foi aprovado por 84% dos votantes.

A votação foi precedida de uma plenária também virtual onde os termos do acordo foram debatidos. Na oportunidade, o Sindicato defendeu a rejeição da proposta e a instalação de um “estado de greve” a fim de ampliar a mobilização entre os bancários e tentar arrancar um acordo mais benéfico. A posição da assembleia, no entanto, pareceu refletir o intenso trabalho de mobilização patrocinado pela direção do Banestes ao longo da última semana sobre o corpo funcional.

“Teve pressão desde os superintendentes e gerentes gerais até os técnicos bancários, com orientação expressa pela aprovação do acordo. Aconteceram reuniões, envio de e-mails etc. ‘A ordem é aprovar’ foi a frase reproduzida pelo alto escalão do banco, segundo informações que chegaram da base”, afirmou o diretor do Sindibancários/ES Jonas Freire.

Jonas lembra que a decisão da assembleia é soberana, mas que a posição do Sindicato continua crítica ao acordo. Para o dirigente, o Banestes poderia ter feito mais pela valorização de seus empregados. “Apesar do lucro recorrente, construído com o trabalho de seus funcionários, o banco está mantendo uma política severa de arrocho. A estratégia é priorizar a remuneração variável, que amplia a pressão por resultados e é ótima para o mercado, mas péssima pra carreira do empregado e para a sua aposentadoria”, criticou.

Confira os principais pontos da proposta do Banestes:
  • Reajuste salarial: índices da Fenaban – 8% em 2022 e, em 2023, INPC mais 0,5%
  • REV: alteração do limite de até 1,5 (hum e meio) salário para até 3,0 (três) salários, conforme %;
  • Auxílio-refeição e cesta-alimentação: reajuste de 11%;
  • Abono Assiduidade: de 4 (quatro) para 5 (cinco) dias;
  • Seleção Interna: participação em até 2 (dois) processos e inclusão da função Advogado nas exceções de seleção interna.
  • Vigência: 01/09/2022 a 31/08/2024;

Defesa do Banestes

O fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho não encerra as lutas dos banestianos. No próximo sábado, 17, o Sindicato realiza o seminário “O Banestes é Nosso”, que integra campanha em defesa do Banestes público e estadual. A atividade será das 10h às 12h30, no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória (Rua Ithobal Rodrigues dos Campos 125 – Ilha de Santa Maria), e reunirá convidados de outros bancos estaduais do país para debater a “A importância dos bancos públicos estaduais e a resistência à privatização”.

“A defesa do Banestes é central nessa conjuntura e ganha mais importância diante das investidas do Governador Renato Casagrande contra esse patrimônio. É tarefa viva e urgente para os banestianos lutar contra a privatização do nosso banco e envolver a sociedade capixaba nessa luta. Contamos com a presença de todos os bancários”, convocou o diretor Jonas Freire.