Após determinação da direção da Caixa, os diretores do Sindibancários/ES foram impedidos na última sexta-feira, 16, de ter contato com os novos empregados do banco, mesmo após solicitação formal feita pelo Sindicato à Gipes/RJ. A proibição viola a cláusula 46° do Acordo Coletivo e é mais um ato autoritário da atual gestão da Caixa.

A medida desrespeitosa do banco é uma tentativa de impedir que o movimento sindical informe aos novos empregados quais são seus direitos, principalmente o direito à assistência à saúde. Isso porque a Caixa ainda não garantiu um plano de saúde aos novos empregados e viola a cláusula 33°do Acordo Coletivo da categoria, vigente até 31 de agosto de 2020.
“Essa medida adotada pela Caixa, que impede que as entidades sindicais em todo o Brasil tenham o primeiro contato com os bancários, é retrato do autoritarismo que está em voga no atual governo. Demonstra claramente a política de Bolsonaro de perseguição e tentativa de destruir os movimentos que defendem os trabalhadores e que sempre lutaram por seus direitos. Não aceitaremos essa medida pacificamente. Vamos lutar e isso não impedirá que tenhamos acesso aos novos colegas, principalmente porque eles já estão sendo contratados com menos direitos”, destaca a diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges.
As novas contratações são direcionadas a pessoas com deficiência e é fruto de ação judicial movida pelo movimento sindical bancário denunciando o descumprimento pela Caixa da Lei 8.213/91, que obriga empresas com mais de mil empregados a terem ao menos 5% de pessoas com deficiência em seus quadros. Atualmente, o índice de PCD’s na Caixa é de apenas 1,42%, menos de 1/3 do mínimo legal. A integração dos novos empregados está acontecendo em várias cidades brasileiras desde a última segunda-feira (12).








