Bolsonaro e Pedro Guimarães entregam Lotex a preço de banana

22/10/2019 17:10

Venda prejudica investimentos em programas sociais e representa uma forte ameaça à Caixa 100% pública

Apesar de arrecadar bilhões com as Loterias, o governo Bolsonaro seguiu com o projeto de desmonte da Caixa e vendeu a Lotex na manhã desta terça-feira, 22. Em 2016, quando a venda da loteria instantânea foi cogitada, estimava-se arrecadar até R$ 4 bilhões. Mas o consórcio Estrella Instantânea, formado por grupos da Itália e dos EUA, arrematou a loteria por apenas R$ 96,9 milhões e sete parcelas anuais de R$ 103 milhões. Apenas R$ 1 mil acima do valor mínimo estipulado pelas regras do edital.

Com a privatização a Lotex, o governo retira uma rentável subsidiária da Caixa e entrega mãos de duas empresas internacionais que já detêm 80% de participação do mercado de loteria instantânea do mundo: a International Game Techology (IGT) e a Scientific Game International (SGI). O prazo de concessão será de 15 anos.

“Além de ser absurdo vender o patrimônio público, o valor negociado foi irrisório, bem abaixo do que de fato a loteria instantânea vale. Outro agravante nesse processo é o favorecimento do monopólio que há nesse setor com a entrega da Lotex para duas gigantes empresas estrangeiras”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges.

Impactos sociais e econômicos

Os impactos da venda da Lotex serão sentidos na pele pelos brasileiros. Atualmente, sob a gestão da Caixa, o dinheiro arrecadado com as Loterias é investido nas áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública, educação e saúde. Em 2018, as Loterias arrecadaram R$ 13,9 bilhões, dos quais R$ 5,4 bilhões (39% do total) foram transferidos para programas sociais.

Com a entrega da Lotex, esse repasse será de apenas 16,7% do valor arrecado. “O objetivo do governo Bolsonaro está claro: fatiar a Caixa para vendê-la. Esse projeto de desmonte do maior banco público brasileiro coloca em risco o desenvolvimento social e econômico do país. As Loterias não são simples jogos de azar, mas são fontes de recursos para investimento social. Com a venda da Lotex perdemos uma importante fonte de arrecadação”, ressalta Lizandre.

Para ter ideia do que deixará de entrar nos cofres públicos, no primeiro semestre deste ano a arrecadação com as Loterias chegou a R$ 8,1 bilhões, sendo R$ R$ 4,8 bilhões somente no segundo trimestre. Desse total, cerca de 37,3% foram destinados para políticas públicas.

“A venda da Lotex é o primeiro passo para a privatização da Caixa. Todos nós, empregados ativos e aposentados, devemos nos levantar contra essa forma de privatização que é fatalmente o enfraquecimento da empresa. Vamos à luta”, conclama a diretora do Sindibancários/ES, Rita Lima.