Nesta quinta-feira, 21, acontece o Dia Nacional de Luta, convocado pelo Comando Nacional dos Bancários, contra a Medida Provisória 905, que ataca os direitos dos trabalhadores. Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 11, essa MP impõe aos bancários a extensão da jornada de seis para oito horas e o funcionamento das agências aos sábados.
Para o conjunto dos trabalhadores há outras perdas, como a negociação da PLR sem a participação das entidades sindicais, fim do enquadramento de acidente de trajeto como acidente de trabalho e redução do adicional de periculosidade.
“São muitas perdas impostas por uma medida provisória que traz benefícios apenas ao patronato. Para os bancários, a jornada de 6h é uma conquista da qual não podemos abrir mão. Temos que dar uma resposta contundente aos banqueiros e ao governo e precisamos da unidade de todos. É um momento decisivo, que pode impactar nossas condições de trabalho e remuneração, alterando todo o futuro da categoria”, diz a diretora do Sindicato Rita Lima.








