Bancários e bancárias de todo o país poderão participar a partir desta quarta-feira, 01, de uma pesquisa para identificar as condições de trabalho da categoria em home office. A proposta foi encaminhada pelo Comando Nacional dos Bancários em reunião que aconteceu ontem, 29, por videoconferência.

A intenção é levantar as reais condições de trabalho dos empregados que estão atuando em home office, a fim de balizar as negociações da categoria durante a Campanha Nacional deste ano.

O trabalho remoto ou home office foi debatido durante a Conferência Estadual dos Bancários/ES, que abriu o calendário de organização para a Campanha Nacional da categoria. Para o diretor Carlos Pereira de Araújo (Carlão), embora o home office seja recomendado como medida de isolamento social durante a crise sanitária, é preciso ter limites que preservem os direitos dos empregados. A categoria ainda precisa se organizar para que os bancos não se aproveitem da pandemia para pôr em prática um projeto de redução de custos.

“Com o trabalho remoto os custos do ambiente de trabalho ficam a cargo do empregado, que muitas vezes não tem na sua residência sequer uma estrutura adequada para a sua atividade. Há ainda menor controle sobre a jornada de trabalho e um isolamento que, somados às pressões cotidianas pra o cumprimento de metas, podem aumentar o adoecimento entre a categoria”.

Os bancários responderão eletronicamente a um questionário elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que analisará os dados e apresentará os resultados durante a 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 17 e 18 de julho, por videoconferência, como forma de embasar o debate sobre a minuta de reivindicações para a Campanha Nacional da categoria.

Com informações da Contraf