“É perigoso naturalizar o adoecimento mental”, alerta o diretor de Saúde do Sindibancários/ES, Ronan Teixeira, ao chamar atenção para o Janeiro Branco, mês dedicado à campanha brasileira sobre Saúde Mental, e que tem por objetivo a construção de uma cultura da Saúde Mental e do bem-estar emocional na humanidade. O dirigente lembra que muitas vezes o adoecimento mental tem a ver com as condições de trabalho, e que a categoria bancária é uma das que mais possuem afastamentos por conta de saúde mental no INSS.

Ronan enfatiza que a invisibilidade do adoecimento mental é muito perigosa. Há muitos casos de trabalhadores que banalizam o sofrimento psíquico, sem perceber que estão adoecendo no trabalho.  “O trabalhador que muitas vezes tem uma carga maçante naturaliza o adoecimento, acha que é obrigado a aguentar e vai se indispondo com outros núcleos sociais fora do trabalho, como família e amigos, sem perceber a gravidade da situação”, pontua o diretor.

Acolhimento

O Sindibancários/ES tem uma Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho, com políticas para acolher o trabalhador adoecido e com foco em ações e campanhas de prevenção, como esta, do Janeiro Branco. Na secretaria, o foco é o bem-estar do trabalhador. “A gente faz um acolhimento, escuta o adoecido e faz todo o trâmite burocrático junto ao INSS em caso de afastamento”, explica Ronan, lembrando de algumas orientações comuns, como evitar férias no período de adoecimento. O dirigente ainda enfatiza que o trabalhador bancário pode e deve procurar o Sindicato em caso de adoecimento psíquico, ou ao perceber sintomas de problemas relacionados À saúde mental e bem estar no trabalho.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fez um levantamento sobre as condições de trabalho da categoria bancária no país por encomenda da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Os dados foram divulgados no fim de agosto de 2023. De acordo com a pesquisa, o número de afastamentos entre os bancários do país, relacionados a problemas de saúde mental e comportamentais, corresponde a 57,1% do total em 2022. Em 2012, esse tipo de afastamento correspondia a apenas 30% dos casos.

Em relação às cobranças por metas, 68% afirmaram ter preocupação constante com o trabalho e 61% têm cansaço e fadiga. No total, 52% afirmaram estar desmotivados e sem vontade de ir ao trabalho, 46% têm crises de ansiedade e pânico e 42% têm problemas para dormir até nos fins de semana.

Outro levantamento compilado e analisado pelo Dieese, a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), mostrou que houve um aumento de bancários e bancárias de todos os bancos do país que tomam medicamentos controlados em um ano. O índice passou de 35,5% na consulta feita em 2022, para 41,9% na de 2023.

Menos meta, mais saúde

A Campanha Menos Metas, Mais Saúde, iniciada em 2023, chama a atenção para a necessidade de mudar o modelo de organização do trabalho bancário — um modelo baseado na cobrança abusiva de metas, associadas principalmente à venda de produtos (seguros, previdência privada, cartões, etc.). Além de serem muitas vezes inatingíveis, as metas causam uma pressão que atravessa toda a estrutura organizacional dos bancos, culminando em práticas de assédio moral que geram adoecimento físico e mental nos diversos níveis hierárquicos.

O podcast “Prosa Bancária” trouxe um episódio sobre saúde mental e a campanha Menos Metas, Mais Saúde. Nele, os convidados André Guerra, doutor em Psicologia Social e Institucional, e Ronan Teixeira, secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindibancários/ES, discutem como o modelo de gestão dos bancos tem adoecido a categoria.

Busque ajuda

As doenças da mente, assim como as dores e problemas físicos, são tratáveis. Por isso, é importante buscar ajuda profissional para receber o tratamento adequado. Bancários e bancárias que estejam sofrendo com qualquer tipo de adoecimento psíquico, pode buscar ajuda na Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho, que funciona na sede do Sindicato, em Vitória. É possível agendar atendimento por meio dos telefones (27) 3331-9980 | 27 99961-4185 ou pelo e-mail:  saude@bancarios-es.org.br.

 

 

Serviço:

Confira convênios que o Sindicato tem na área de saúde

Denuncie