Nesta segunda-feira, 05, um prestador de serviços que atua na agência da Caixa em Campo Grande, Cariacica, foi vítima de insultos racistas dirigidos a ele por uma mulher durante o atendimento. A agressora foi presa em flagrante e encaminhada para a sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha. Após prestar depoimento, a mulher, que não teve a identidade revelada, foi levada para o Centro de Custódia Estadual, em Cariacica.
Além do crime de injúria racial, previsto no artigo 140 do Código Penal, a mulher também violou o artigo 331 que se refere ao crime de desacato a servidor público. Esse é mais um caso absurdo que escancara o racismo que ainda pulsa em todas as estruturas da sociedade brasileira, como enfatiza a diretora do Sindibancários/ES, Rita Lima.
“Toda nossa solidariedade a esse trabalhador. O racismo é inaceitável e deve ser combatido diariamente em todos os espaços. Nossa luta contra a discriminação racial tem que enfrentar hoje um governo negacionista, racista, propagador do ódio e destruidor de todo avanço que conquistamos nas políticas públicas para a igualdade racial. Não podemos nos calar e mais do que nunca é preciso continuar repetindo: basta de racismo”, conclama Rita Lima.
Bancários contra a discriminação
A luta contra o racismo e pela igualdade de oportunidade também é uma das principais bandeiras da categoria bancária. Ano após ano, os bancários apresentam uma série de reivindicações na Campanha Salarial para pôr fim à discriminação racial dentro dos bancos. A contratação de mais trabalhadores negros e negras no setor financeiro, igualdade de oportunidades para ascensão na carreira e campanha contra o racismo nos bancos estão entre as principais reivindicações.

Mas ainda é preciso muita mobilização e luta para avançar nessa pauta, uma vez que os bancos resistem em incluir essas cláusulas na Convenção Coletiva da categoria. Atualmente, a pauta de reivindicações relacionadas ao fim da discriminação racial e de gênero são discutidas na Mesa de Igualdade de Oportunidades.

