(Atualizada em 07/04, às 16h07) A Caixa Econômica está lançando neste mês de abril um novo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A expectativa é de que o novo PCMSO se desprenda da burocracia da lei e efetivamente cuide da saúde da trabalhadora e do trabalhador da Caixa, prevenindo as doenças ocupacionais. “Da maneira como estava estruturado, o PCMSO não alcançava seu principal objetivo, que é zelar efetivamente pela saúde do trabalhador”, afirma a dirigente do Sindicato dos Bancários/ES e integrante da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE), Lizandre Borges.
Ela acrescenta que o programa se perdeu na burocracia e ficou preocupado unicamente em atender às exigências da legislação e da NR-7 [Norma Regulamentadora Nº 7] do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Lizandre diz ainda que as empresas, de maneira geral, implantam o programa burocraticamente apenas para se proteger de eventuais processos em decorrência do adoecimento do trabalhador. “Vamos ver agora se as mudanças vão trazer o PCMSO para o rumo certo e priorizar a saúde do trabalhador”.
Para o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato Ronan Teixeira, o reenquadramento do PCMSO é uma reivindicação antiga das empregadas e dos empregados da Caixa. “Cuidar da saúde do trabalhador tem de ser uma prioridade para a Caixa. O PMCSO não podia continuar atendendo burocraticamente à legislação, como apontou Lizandre” O dirigente acrescenta que a Caixa precisa ter o olhar humanizado voltado para a saúde dos trabalhadores. “É por esse caminho que poderemos retomar esse amplo processo de cuidados da saúde do trabalhador, que não recebeu a devida atenção nos últimos anos”, observou Ronan.
Novidades do PCMSO:
- realização anual para todos os empregados da Caixa;
- exames laboratoriais de sangue, fezes e urina bancados pela Caixa;
- exames específicos como PSA, Mamografia, Papanicolau e consultas com especialistas em urologia e ginecologia;
- questionário de saúde preenchido previamente para ser avaliado pelo médico do trabalho;
- orientação sobre os cuidados com a saúde e os programas oferecidos pela Caixa;
- pesquisa de satisfação feita imediatamente após a consulta para avaliação do atendimento.
Atualmente, lembra Lizandre, o exame periódico acontece a cada dois anos. Com o novo PCMSO passa a ocorrer anualmente. “O menor espaçamento entre um exame e outro permite que a medicina seja mais efetiva no sentido de prevenir doenças”, diz a dirigente.

