O Sindicato dos Bancários/ES enviou ofício ao governador Renato Casagrande para cobrar os compromissos assumidos com a Caixa de Assistência dos Empregados do Banestes (Banescaixa). Durante o segundo turno das eleições, entre outros pontos, o então candidato se comprometeu em garantir a sustentabilidade do plano de saúde.
O Sindicato também pediu uma reunião com o governador para discutir a Banescaixa, a parceria da Banestes Seguros com a Zurich e outras pautas relacionadas à manutenção do Banestes público e estadual.
Em um outro ofício encaminhado ao Banestes, o Sindicato cobra do presidente do banco, Amarildo Casagrande, a retomada imediata do Grupo de Trabalho da Banescaixa, prevista no Acordo Coletivo 2022. “As negociações estão paradas. É por meio do GT que poderemos construir uma alternativa para fortalecer a Banescaixa e estancar a saída de associados”, afirma o diretor do Sindicato Jonas Freire.
Júlio César Gomes, conselheiro da Banescaixa eleito pelos funcionários, explica que há um descontentamento geral em relação ao valor do plano, mas destaca que hoje os aposentados são os mais prejudicados. “Estamos vendo os aposentados deixando o plano ano a ano. Só em 2022, cerca de 123 aposentados saíram. Motivo: o alto valor da mensalidade”.
Malabarismo
No último dia 21 de março, Nelson Lemos se desligou da Banescaixa. Aposentado do Banestes há mais de 20 anos, ele diz que vinha fazendo malabarismos financeiros para pagar a mensalidade de R$ 1.986,00 mensais, referente à cobertura dele e da esposa. “Lutei todos esses anos para tentar manter o plano, mas, infelizmente, ficou inviável”.
Com 73 anos de idade, ele conta que participou do grupo de funcionários que idealizou a Banescaixa. “Foi difícil sair do plano depois de todos esses anos”, lamenta. Lemos trocou a Banescaixa por um plano mais em conta. Ele calcula que irá economizar cerca de R$ 500.
Mordida
Depois de dedicar 37 anos de sua vida ao Banestes, Renato Magalhães Zerboni, 60 anos, se esforça para manter a Banescaixa. Em março ele pagou R$ 1.133,59. A mensalidade da Banescaixa morde cerca de 40% da sua aposentadoria.
“Puxadíssimo”
Ademilson Fernandes de Souza, conhecido como Buick, começou no Banestes quando a Banescaixa era apenas um sonho. “Vi a Banescaixa ser criada e aderi ao plano desde o início”. Buick se aposentou pelo INSS, mas permanece no banco no setor de Expediente. Hoje com 64 anos, ele paga R$ 496,00 de mensalidade da Banescaixa, a outra metade é subsidiada pelo Banestes.
Somando ao que paga para a mulher e a filha, dá mais ou menos R$ 2 mil só de mensalidade. “Se não tivesse o subsídio, saltaria para R$ 2.500. É puxadíssimo.”, reclama.

