Diante do descaso da direção do Banestes com a saúde de bancários e clientes da agência de Domingos Martins, na região serrana do Estado, dirigentes do Sindibancários/ES paralisaram o funcionamento da unidade na manhã desta terça-feira (03) até às 13 horas. O protesto foi contra as condições de trabalho na agência, que há seis meses está em reforma. Os funcionários são obrigados a trabalharem em meio a entulhos, muita poeira, cheiro forte de tinta e barulho constante. Apesar da ação legítima do Sindicato, o Banestes, sob o comando de Amarildo Casagrande, acionou a Polícia Militar e registrou boletim de ocorrência contra a entidade.

A saúde e a vida dos bancários, bancárias e clientes estão em risco na agência. Entre os funcionários, a incidência de alergias tornou-se corriqueira desde que a agência virou um canteiro de obras.  Enquanto trabalham, os bancários ainda vivem sob o medo de algo desabar do teto, que está totalmente aberto e com fiação elétrica exposta. As péssimas condições de trabalho não impactam apenas a saúde física dos bancários. Muitos estão adoecendo mentalmente devido à pressão para continuarem trabalhando no local e ainda baterem as metas impostas pelo banco.

O Sindicato dos Bancários/ES já solicitou à direção do Banestes a abertura de diálogo sobre a criação de um protocolo a ser seguido nas agências em reforma, para que sejam asseguradas as condições dignas de trabalho e de atendimento à população. Mas o banco sequer respondeu  ao pedido e na ação de hoje acionou a Polícia Militar para reprimir o protesto do Sindicato.

“Nosso papel, enquanto dirigentes sindicais, é justamente fiscalizar as condições de trabalho dos bancários e das bancárias. A situação dessa agência em Domingos Martins é, no mínimo estarrecedora, e nosso protesto era mais que legítimo. Ao invés de abrir o diálogo, a direção do Banestes tratou a reivindicação dos trabalhadores como caso de polícia. Isso mostra a intransigência e o desrespeito da gestão do Amarildo Casagrande com os problemas dos funcionários. Não vamos nos calar e continuaremos agindo até que  problema seja solucionado pelo banco”, denuncia o diretor do Sindibancários/ES Carlos Pereira de Araújo (Carlão).

Após a abordagem da Polícia Militar, os dirigentes do Sindicato também registraram as causas do protesto no boletim de ocorrência aberto pelo banco. O documento será anexado à denúncia feita pelo Sindicato ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre as condições insalubres na agência de Domingos Martins. Em junho deste ano, o Sindicato também realizou um protesto na agência do Banestes em Guarapari contra as condições de trabalho precárias após início das obras no local.