O Sindicato dos Bancários/ES promoveu nesta terça-feira (05) o encontro de delegados e delegadas sindicais da Caixa Econômica Federal. O evento marcou a posse dos representantes de base eleitos este ano. O encontro, realizado no Centro Sindical dos Bancários e Bancárias, teve formação, análise de conjuntura e participantes de todo o Estado.
A professora do Departamento de Serviço Social da Ufes Aline Pandolfi foi responsável pela análise de conjuntura feita coletivamente, e fomentou um debate sobre as relações de trabalho. Os eleitos também leram o regimento interno dos delegados sindicais, com entendimento de direitos e deveres da função e as premissas da relação entre a base e a diretoria do Sindicato.
“Falamos da importância do delegado sindical como link permanente dos trabalhadores do local com a direção do sindicato, enfatizamos a importância dos delegados estarem sempre falando com os colegas de acompanhar as redes e as ações do sindicato em seus vários canais, conversamos sobre condições de trabalho, um pouco sobre as obras que estão acontecendo em algumas unidades”, resumiu o diretor do Sindibancários Ronan Teixeira.
Os delegados também conheceram melhor a estrutura do sindicato, especialmente as secretarias de Saúde e Condições de trabalho e Jurídica. Além das políticas para a categoria, elas tem a demanda de receber e acolher os bancários para poder dar respostas que garantam os direitos dos trabalhadores.
O Saúde Caixa também esteve na pauta de discussão. Teixeira explica que os delegados da caixa estão juntos para resgatar nos trabalhadores o conhecimento e a luta pela garantia das premissas do Saúde Caixa: mutualismo, solidariedade e intergeracionalidade. “Precisamos estar mobilizados em defesa do Saúde Caixa e para derrubar o teto. Essa mobilização deve ser permanente até o teto cair”, disse.