Foto: Sérgio Cardoso

O Sindicato dos Bancários/ES promoveu nesta quarta-feira, 05, o encontro de delegados e delegadas sindicais da Caixa Econômica Federal. O evento marcou a posse dos representantes de base eleitos em agosto e na eleição complementar de setembro.

Esse foi o primeiro encontro presencial dos delegados e das delegadas sindicais da Caixa no pós-pandemia, um momento importante de troca, como destacou a diretora Lizandre Borges. “Tivemos um evento bastante produtivo, com boa adesão dos delegados e delegadas. Neste ano houve uma grande renovação entre os eleitos, e isso também oxigenou o conjunto de delegados”, pontuou.

Para o diretor Ronan Teixeira, a realização do encontro “olho no olho” permitiu resgatar os sentimentos de cumplicidade e de coletividade que ficaram adormecidos com o isolamento. A sensação foi compartilhada pela bancária Gabriela Pereira da Silva, da agência Agro Linhares, que é delegada sindical pela primeira vez.

“Foi um encontro revigorante, pra gente perceber que somos uma classe que continua unida, apesar desse cenário de pandemia, em que ficamos muito afastados. Percebemos que a categoria segue unida e ainda tem forças para lutar pela preservação dos nossos direitos, mesmo em contexto tão difícil”, disse Gabriela.

O encontro também ajudou a esclarecer o papel dos delegados sindicais, cujas responsabilidades foram debatidas coletivamente. “Falamos não só do papel, mas da importância da atuação dos delegados sindicais, que fazem um elo permanente entre o Sindicato e o local de trabalho. É essencial que eles atuem, observem o que acontece nas agências e levem os problemas para o Sindicato, para que possamos intervir”, explica a diretora Lizandre Borges.

Condições de trabalho

As condições de trabalho na Caixa também foram avaliadas e os novos delegados apresentaram suas impressões sobre os problemas que eles consideram mais urgentes. A GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas), o sucateamento do Saúde Caixa, a precariedade dos equipamentos e a necessidade de uma política mais transparente de cargos e salários foram pontos abordados.

“Conversamos sobre problemas cotidianos e também sobre a organização do movimento sindical para fazer essa disputa, dentro e fora da Campanha Nacional. A GDP, por exemplo, é hoje o principal instrumento a ser combatido na Caixa, porque representa a institucionalização e a normatização de várias formas de assédio. O delegado e a delegada sindical são fundamentais para debater o tema nos locais de trabalho e mobilizar os empregados para essa luta”, afirma Ronan.

Os novos representantes eleitos terão mandato até 14 de agosto de 2023.