Nesta quinta-feira, 07, dia em que se comemora a independência do Brasil, trabalhadores do campo e da cidade, entidades sindicais, movimentos sociais e lideranças religiosas vão às ruas em defesa da soberania popular, da vida e da democracia. Será o 29º Grito dos Excluídos e das Excluídas, que neste ano traz como tema: “Vida em primeiro lugar! Você tem fome e sede de quê?”.  O ato será realizado em todo o Brasil e no Espírito Santo acontecerá nas cidades de Vitória e Colatina.

Aqui no Estado, além de denunciar as injustiças sociais, os manifestantes vão cobrar do Governo do Estado respostas quanto à política de segurança pública. Essa política que massacra a juventude negra periférica com ações e abordagens truculentas do efetivo policial dentro dos territórios.  Outra denúncia que será feita contra o governo Casagrande é o não cumprimento do executivo com o “Pacto Espírito Santo do Amanhã”, compromisso firmado com os movimentos sociais.

Concentração em Vitória

Em Vitória, a concentração será às 8 horas no Portal da Ilha do Príncipe. De lá, os participantes vão caminhar até o Palácio Anchieta, no Centro. Dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES estarão nas ruas junto com os trabalhadores e demais entidades na luta em defesa da vida, pelo fim da violência, por mais emprego e da democracia.

“Esse é mais um dia de luta do calendário da classe trabalhadora. Estaremos nas ruas para denunciar as mazelas oriundas da desigualdade social no Brasil. Precisamos enfrentar a elite econômica, o agronegócio, os banqueiros, que continuam enriquecendo às custas da exploração dos trabalhadores. Enquanto classe, temos que fortalecer nossa organização e debater politicamente os rumos que queremos para nosso país, defendendo a todo custo uma educação pública de qualidade, o SUS, uma política efetiva de combate à fome, habitação para todos, ou seja, a construção de um projeto de país com a participação popular”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES Claúdio Merçon (Cacau).

Ato em Colatina

Moradores de Colatina também vão às ruas nesta quinta-feira, 07. O Grito dos Excluídos e das Excluídas terá início na Praça do Sol Poente (CAIS), com concentração a partir das 8 horas. Os participantes vão seguir em caminhada até à igreja Católica de Maria Ortiz, onde às 10 horas haverá uma celebração ecumênica.

Dirigente do Sindicato e moradora de Colatina, Goretti Barone faz parte da organização do ato na cidade. Ela destaca a importância do engajamento das entidades sindicais junto aos movimentos populares, das pastorais sociais e comunidades na organização do Grito e de outras ações.

“A organização popular é fundamental para a construção de outro projeto de país, onde a economia esteja a serviço da vida de todos, e não voltada para gerar lucro para uma pequena elite. Vencemos o bolsonarismo na última eleição, mas o fascismo e os projetos da extrema direita ainda não foram derrotados. Temos que pressionar para que o governo cumpra as promessas de campanhas e para barrar o avanço da extrema direita”, aponta Goretti.