Vereadores pedem ao governador manutenção da agência Graciano Neves; quinta tem manifestação

18/12/2019 09:58

Nesta quinta-feira, 19, os bancários, parlamentares, moradores e comerciantes do Centro de Vitória realizam um café da manhã em frente ao Palácio da Fonte Grande, sede administrativa do Governo do Estado, a partir das 8 horas, em defesa da manutenção da agência do Banestes.

A Câmara de Vitória está pedindo ao governador Renato Casagrande a manutenção da agência do Banestes Graciano Neves, no Centro da capital. A iniciativa foi do vereador Vinícius Simões (Cidadania) e conta com a assinatura de doze parlamentares. A “indicação”, como é chamado o documento Legislativo encaminhado ao Executivo, diz que a manutenção é uma medida de “respeito aos munícipes e utilizadores do serviço ali prestado há anos, além da valorização e preservação do Centro histórico de Vitória”.

Os vereadores relatam que tomaram conhecimento da intenção de fechamento da agência por meio de denúncia do Sindicato dos Bancários, que utilizou a tribuna na Câmara Municipal, e também por informações dos próprios moradores, preocupados com o anúncio da medida. Os parlamentares destacam que o encerramento das atividades, se concretizado, contraria a política de valorização e revitalização do Centro de Vitória.

“Esse apoio é muito importante. Os vereadores estão mais próximos da comunidade e se mostraram sensíveis ao nosso apelo, pois sabem que a agência atende a muitos idosos, além de ter uma importância para o comércio local. Também precisamos preservar o emprego dos bancários e valorizar o Banestes como banco público e social”, afirma o coordenador geral do Sindicato, Jonas Freire.

Manifestação

Nesta quinta-feira, 19, os bancários, parlamentares, moradores e comerciantes do Centro de Vitória realizam um café da manhã em frente ao Palácio da Fonte Grande, sede administrativa do Governo do Estado, a partir das 8 horas. Os representantes dos bancários e da comunidade esperam ser recebidos por Casagrande para apresentar diretamente a ele o pleito.

Desde a semana passada, um abaixo-assinado tem circulado pelo Centro de Vitória registrando o apelo da população contra o fechamento da agência, que funciona no local há mais de 40 anos, atendendo a cerca de seis mil correntistas. A direção do Banestes anunciou o fechamento da agência para o  dia 10 de janeiro.