Em ofício enviado nesta quinta-feira, 19, ao governador Renato Casagrande, o Sindicato dos Bancários pede que seja determinado o fechamento das agências e postos de atendimento bancário, assim como feito em relação a shoppings, academias de ginástica e outros pontos comerciais neste momento de pandemia de coronavírus.
“Solicitamos que seja incluído o fechamento de todas as agências e postos de atendimento bancários, financeiras e correspondentes bancários, visando garantir a efetiva segurança e saúde pública de todos, conforme disposições legais, constitucionais e resoluções da OMS”, afirma a entidade no ofício.
O Sindicato lembra que o fechamento de agências já é medida adotada em alguns municípios, estados e no Distrito Federal. A entidade alerta que o Espírito Santo e o Governo Federal estão atrasados na adoção de uma medida em relação aos bancos, o que é essencial para a não propagação do vírus. “O isolamento social é indicado pela Organização Mundial de Saúde para conter a propagação do vírus e proteger vidas, o que deve estar acima de tudo neste momento”, lembra o coordenador geral do Sindicato, Jonas Freire.
Edição extra
No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha publicou, na noite desta quarta-feira, 18, em edição extra do Diário Oficial, a determinação de fechamento de todas as agências bancárias, públicas e privadas, pelo prazo de quinze dias.
Fenaban
O Sindicato, que está participando das negociações emergenciais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), “buscando proteger a saúde e o emprego dos bancários, assim como evitar o adoecimento dos clientes”, diz que são necessárias garantias por parte dos bancos como “flexibilização para pagamento de contas, redução de juros, não demissão de bancários e não cobrança de metas”. Para a entidade, a cobrança de metas de venda de produtos, principalmente neste momento de pandemia, é algo absurdo, pois força o bancário a se expor no contato com a clientela.
Comitê de crise
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a classificar, no último dia 11, o coronavírus como pandemia, o Sindicato vem intervindo junto às direções dos bancos para cobrar providências a fim de proteger bancários e clientes. As reclamações de negligência por parte dos bancos estão sendo recebidas pelo Sindicato pelo canal de denúncias disponibilizado neste site. Além da intervenção local, essas denúncias são encaminhadas ao comitê de crise nacional, formado por representantes do Comando Nacional dos Bancários, no qual o Sindicato tem assento, e pela Fenaban.
Nota pública
Nesta quarta-feira, 19, o Sindicato divulgou nota pública reivindicando aos bancos que fechem as agências neste período de pandemia. A nota, que será veiculada em rádios e TVs, lembra que “a estrutura física e de segurança das agências não propicia a ventilação adequada nessa situação de pandemia.








