A campanha Menos Metas, Mais Saúde chegou nesta quarta-feira, 5, à região da Reta da Penha, em Vitória, e ao município de Linhares. Diretores do Sindicato percorreram agências bancárias desses locais entregando o panfleto que alerta sobre o adoecimento da categoria decorrente da pressão exacerbada para atingir resultados, além de denunciar o fechamento de agências.

Na Reta da Penha foram visitadas as agências do Santander, Bradesco, Banestes, Caixa, Banco do Brasil e Itaú. Em Linhares, a programação, até o final do dia, é passar pelas agências da Caixa, BB, Banestes, Santander, Itaú e Bradesco.

“Nossa categoria representa apenas 1% dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada no Brasil, mas somos quase 25% dos trabalhadores que adoecem. Não podemos morrer para que os bancos atinjam lucros astronômicos. O Sindicato vem dizer para a população que a saúde dos bancários é fundamental”, comentou o diretor da entidade Cláudio Merçon (Cacau).

O adoecimento dos bancários em função da cobrança por metas é visível. Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, nos últimos cinco anos, o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, enquanto, no geral, a variação foi de 15,4%, ou seja, entre os bancários a variação foi 1,7 vez maior do que na média dos outros setores. Nos afastamentos acidentários, as doenças mentais e comportamentais saltaram de 30% em 2012 para 55% em 2021; e as doenças nervosas foram de 9% para 16%.

Quando o trabalhador adoece, os bancos dificultam o tratamento, discriminando, descomissionando e demitindo. Daí a campanha Menos Metas, Mais Saúde.