Bancários e bancárias sindicalizados aprovaram em assembleia na noite dessa terça-feira a devolução da parcela da Contribuição Negocial que cabe ao Sindicado. A devolução desse percentual pode ser solicitada somente pelos sindicalizados ou sindicalizadas por meio do sistema on-line da entidade.
Clique aqui para solicitar a devolução.
O prazo aprovado em assembleia para o pedido de devolução da contribuição é das 09 horas desta quinta-feira (09) até às 18 horas do dia 21 de novembro. O requerimento de devolução terá validade para as duas parcelas da Contribuição Negocial.
A Contribuição Negocial faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho vigente, discutida e aprovada na Campanha Salarial da categoria em 2024. Por isso, não é possível discuti-la ou aprová-la separadamente.
A distribuição da Contribuição Negocial é feita conforme os seguintes percentuais:
70% para os sindicatos
15% para as federações
10% para a Confederação
5% para as centrais sindicais
Vem com a gente na luta por direitos
Desde a Campanha Nacional de 2018, a Contribuição Negocial vem sendo aprovada como parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária. Desde então, o Sindibancários/ES abre debate com os associados e submete à votação a destinação da parcela que cabe à entidade (70%). Para a direção do Sindicato, a entidade deve ser financiada pelos trabalhadores e trabalhadoras que, conscientes da importância da organização enquanto classe, sindicalizam-se e financiam a luta coletiva por direitos.
“A Convenção Coletiva e os acordos específicos são resultados diretos da luta dos trabalhadores organizados por meio do sindicato. Para além das negociações na Campanha Salarial, o Sindicato também está presente no cotidiano da categoria, na luta contra as demissões, o fechamento de agências, o modelo de gestão adoecedora dos bancos, o assédio moral, entre outras questões que afetam os trabalhadores. É por meio da contribuição sindical mensal que os bancários e as bancárias contribuem diretamente com essas ações.”, enfatiza o coordenador-geral do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).
Além de lutar pelas questões específicas da categoria bancária, o Sindicato também atua lado a lado com outras entidades sindicais, organizações e movimentos sociais em diversas frentes que buscam construir uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Para fazer um sindicalismo autônomo, é fundamental que as entidades sindicais sejam autossustentadas. Por isso, é tão importante a sindicalização dos bancários. Quanto mais associados, mais força teremos para defender nossas reivindicações.
Sindicalize-se
Se você ainda não é sindicalizado, este é o momento. Associe-se ao Sindicato dos Bancários/ES. Fortaleça a organização da categoria bancária. Com união, as conquistas são possíveis!
Para se sindicalizar, basta acessar a ficha disponível aqui no site.
Bancários sindicalizados contribuem com apenas um 1% sobre o total de sua remuneração – somando salário base, função, mais ATS – para a manutenção das atividades sindicais (sendo que o teto para contribuição é R$ 202,67). Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo telefone (27) 3331-9953.
Mas não basta só se sindicalizar, é preciso construir a luta coletivamente, participar dos espaços e atividades, se posicionar, conversar com os colegas bancários e lutar pelos direitos da categoria.
A sede do Sindicato fica na Rua Wilson Freitas, n° 93, Centro de Vitória. Outras três subsedes ficam em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, compreendendo todo o Espírito Santo. O Sindicato possui também um Centro Sindical, utilizado em assembleias, eventos culturais e esportivos.

