Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 5, os bancários aprovaram a devolução aos sindicalizados que solicitarem do percentual da contribuição negocial que cabe ao Sindibancários/ES. O prazo para o pedido de devolução começa nesta quinta-feira, 06, e vai até as 18 horas do dia 04 de novembro.

Desde que a Contribuição Negocial passou a ser aprovada como parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 2018, o Sindicato abre o debate com os associados e submete à votação o destino da parcela destinada à entidade.

A coordenadora geral do Sindicato, Rita Lima, explica que garantir esse direito de escolha aos associados faz parte dos princípios democráticos defendidos pela entidade. “É importante dizer que a contribuição negocial foi incorporada à CCT, por isso não é possível discuti-la ou aprová-la separadamente. Para nós, qualquer forma de contribuição para a entidade deve partir de uma escolha consciente do trabalhador. Por isso, sempre defendemos que os bancários sindicalizados tenham o direito de opinar sobre o que desejam fazer com a parcela da contribuição negocial destinada ao Sindicato”, defende Rita.

Desconto previsto

O desconto previsto é de 1,5% sobre o contracheque do mês de setembro, em 2022 e em 2023, e 1,5% sobre cada parcela da PLR de cada ano.  O valor a ser descontado sobre o salário é de no mínimo R$ 54 e de no máximo R$ 270. Já sobre a PLR, o teto será de R$ 226.

Fique atento:

  • Das 09 horas do dia 06/10 às 18 horas de 04/11 – Prazo para enviar solicitação de devolução de 70% da parcela da contribuição negocial. O pedido pode ser feito por meio do sistema on-line do Sindicato.
  • 18 de dezembro – Prazo máximo para a devolução do valor que será feita de acordo com ordem de chegada do pedido e a depender da lista de bancários enviadas por cada banco.
  • O pedido de devolução também será válido para o valor da contribuição negocial a ser descontado na segunda parcela da PLR a ser paga pelos bancos em fevereiro de 2023.
  • O bancário que solicitar a desfiliação do Sindicato até o dia 18 de dezembro não terá direito à devolução, mesmo que já tenho enviado o pedido.

A distribuição da contribuição negocial é feita conforme os seguintes percentuais:

  • 70% para os sindicatos
  • 15% para as federações
  • 10% para a Confederação
  • 5% para as centrais sindicais

Sindicalize-se!

É por meio da contribuição sindical mensal que os bancários e bancárias contribuem diretamente com a construção de um sindicato forte.  Com 88 anos de história, o Sindibancários/ES é responsável por organizar a luta da categoria, assessorar juridicamente os bancários e as bancárias na defesa de seus direitos e representá-los nos espaços de negociação, seja nas campanhas salariais ou em negociações específicas por banco.

Para se sindicalizar, basta preencher a ficha disponível aqui.

O Sindicato também está presente no enfrentamento cotidiano dos problemas de condições de trabalho, como falta de empregados, assédio moral, controle de jornada, e no acompanhamento de bancárias que buscam ajuda em caso de doença ocupacional ou acidente de trabalho, por meio da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho.

Para fazer um sindicalismo autônomo, é fundamental que as entidades sindicais sejam autossustentadas. Por isso, é tão importante a sindicalização dos trabalhadores bancários. Quanto mais associados, mais força teremos para defender nossas reivindicações.

Bancários sindicalizados contribuem com apenas um 1% sobre o total de sua remuneração, somando salário base, função, mais ATS, para a manutenção das atividades sindicais (sendo que o teto para contribuição é R$ 175,30).

Mas não basta só se sindicalizar é preciso construir a luta coletivamente, participar dos espaços e atividades, se posicionar, conversar com os colegas bancários e lutar pelos direitos da categoria.