Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 5, os bancários aprovaram a devolução aos sindicalizados que solicitarem do percentual da contribuição negocial que cabe ao Sindibancários/ES. O prazo para o pedido de devolução começa nesta quinta-feira, 06, e vai até as 18 horas do dia 04 de novembro.
Desde que a Contribuição Negocial passou a ser aprovada como parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 2018, o Sindicato abre o debate com os associados e submete à votação o destino da parcela destinada à entidade.
A coordenadora geral do Sindicato, Rita Lima, explica que garantir esse direito de escolha aos associados faz parte dos princípios democráticos defendidos pela entidade. “É importante dizer que a contribuição negocial foi incorporada à CCT, por isso não é possível discuti-la ou aprová-la separadamente. Para nós, qualquer forma de contribuição para a entidade deve partir de uma escolha consciente do trabalhador. Por isso, sempre defendemos que os bancários sindicalizados tenham o direito de opinar sobre o que desejam fazer com a parcela da contribuição negocial destinada ao Sindicato”, defende Rita.
Desconto previsto
O desconto previsto é de 1,5% sobre o contracheque do mês de setembro, em 2022 e em 2023, e 1,5% sobre cada parcela da PLR de cada ano. O valor a ser descontado sobre o salário é de no mínimo R$ 54 e de no máximo R$ 270. Já sobre a PLR, o teto será de R$ 226.
Fique atento:
- Das 09 horas do dia 06/10 às 18 horas de 04/11 – Prazo para enviar solicitação de devolução de 70% da parcela da contribuição negocial. O pedido pode ser feito por meio do sistema on-line do Sindicato.
- 18 de dezembro – Prazo máximo para a devolução do valor que será feita de acordo com ordem de chegada do pedido e a depender da lista de bancários enviadas por cada banco.
- O pedido de devolução também será válido para o valor da contribuição negocial a ser descontado na segunda parcela da PLR a ser paga pelos bancos em fevereiro de 2023.
- O bancário que solicitar a desfiliação do Sindicato até o dia 18 de dezembro não terá direito à devolução, mesmo que já tenho enviado o pedido.
A distribuição da contribuição negocial é feita conforme os seguintes percentuais:
- 70% para os sindicatos
- 15% para as federações
- 10% para a Confederação
- 5% para as centrais sindicais
Sindicalize-se!
É por meio da contribuição sindical mensal que os bancários e bancárias contribuem diretamente com a construção de um sindicato forte. Com 88 anos de história, o Sindibancários/ES é responsável por organizar a luta da categoria, assessorar juridicamente os bancários e as bancárias na defesa de seus direitos e representá-los nos espaços de negociação, seja nas campanhas salariais ou em negociações específicas por banco.
Para se sindicalizar, basta preencher a ficha disponível aqui.
O Sindicato também está presente no enfrentamento cotidiano dos problemas de condições de trabalho, como falta de empregados, assédio moral, controle de jornada, e no acompanhamento de bancárias que buscam ajuda em caso de doença ocupacional ou acidente de trabalho, por meio da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho.
Para fazer um sindicalismo autônomo, é fundamental que as entidades sindicais sejam autossustentadas. Por isso, é tão importante a sindicalização dos trabalhadores bancários. Quanto mais associados, mais força teremos para defender nossas reivindicações.
Bancários sindicalizados contribuem com apenas um 1% sobre o total de sua remuneração, somando salário base, função, mais ATS, para a manutenção das atividades sindicais (sendo que o teto para contribuição é R$ 175,30).
Mas não basta só se sindicalizar é preciso construir a luta coletivamente, participar dos espaços e atividades, se posicionar, conversar com os colegas bancários e lutar pelos direitos da categoria.

