A adesão dos capixabas ao #DiaDeLutaBB – Pela Saúde dos Bancários!, nesta quinta-feira, 27, foi uma das deliberações da plenária dos funcionários do Banco do Brasil no Espírito Santo. O evento virtual aconteceu na noite de terça-feira, 25. A plenária aprovou a realização de um ato na Praça Pio XII, a partir das 8 horas. Todos os bancários devem usar roupas na cor preta, inclusive aqueles e aquelas que não puderem participar da manifestação.
Na plenária, os bancários capixabas debateram as condições de trabalho nas agências e departamentos neste momento de agravamento da covid-19, com avanço do contágio pela variante ômicron. Uma das orientações do Sindicato é a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para garantir os direitos previdenciários desses trabalhadores que estão adoecendo nos locais de trabalho. “Os protocolos de segurança nem sempre estão sendo cumpridos, já cobramos isso da direção do Banco do Brasil”, diz a diretora do Sindicato Goretti Barone.
Medidas como fechamento da unidade para sanitização quando for detectado caso positivo de covid-19, não deixar faltar álcool em gel no autoatendimento e interior da agência, respeitar o uso de máscara no ambiente interno e o distanciamento social são fundamentais neste momento. Também foi reafirmado o cuidado com as pessoas dos grupos de risco, que voltam a trabalhar de casa somente após a decisão judicial em ação movida pelo Sindicato dos Bancários.
Reunião regional
Nesta quarta-feira, 26, às 19 horas, acontece a reunião virtual dos bancários do BB em âmbito regional, convocada pela a Secretaria de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES). Na pauta o cenário da pandemia no BB. Para participar é necessário fazer pré-inscrição preenchendo este formulário até as 14 horas. Os inscritos receberão o link de acesso à sala virtual no endereço de e-mail cadastrado.








