Congresso Estadual dos Bancários da Caixa -2022

Bancários capixabas da Caixa reunidos no congresso específico

Durante dois dias, 13 e 14 de maio, empregados e empregadas da Caixa no Espírito Santo, com participação também de colegas fluminenses da base da Fetraf/RJ-ES, se reuniram no congresso específico em preparação à Campanha Salarial 2022, como parte da programação do 7º Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias do Espírito Santo, em Nova Almeida, Serra. Além de debater sobre a saúde e condições de trabalho na Caixa, também discutiram o que precisa ser reivindicado nas negociações deste ano, destacando os principais eixos de luta.

O fruto desse debate será transformado em propostas para a minuta específica, com prazo de envio ao Sindicato pelos delegados presentes ao congresso específico até a próxima quarta-feira, 18. As contribuições dos capixabas vão ser apresentadas ao 38º Congresso Nacional dos Empregados e das Empregadas da Caixa (Conecef), que acontece nos dias 09 e 10 de junho, presencialmente, em São Paulo, e também no formato on-line. Do evento nacional sairão a pauta de reivindicações a ser apresentada à direção da Caixa e o plano de lutas dos empregados em nível nacional.

Inspiração

Greves e paralisações fazem parte da história dos empregados da Caixa. E foi a partir do resgate das principais lutas desses trabalhadores, que foi feito o debate sobre mobilização para garantir e ampliar direitos em 2022.

“Temos um passado marcado por mobilizações, engajamento e unidade. Travamos incansáveis lutas para garantir direitos que temos hoje, como a jornada de seis horas e o reconhecimento como bancários, pois, até 1985, éramos considerados economiários. Esse passado de luta nos inspira e nos impulsiona a seguir mobilizados pela garantia de direitos. O congresso é o pontapé inicial da nossa campanha e é importante que todos fiquemos atentos à convocação das assembleias de base. É fundamental que participemos ativamente para avançar nas nossas conquistas”, enfatizou a coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima.

Eixos de luta

Defender a jornada de seis horas, as liberdades democráticas, a Caixa e demais empresas públicas; buscar regulamentar o home office;  cobrar a realização de concurso público e contratações de novos empregados; defender a Funcef; lutar pelo fim do assédio moral, das metas e do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) são alguns dos eixos de luta para a campanha em 2022.

A diretora do Sindibancários/ES Lizandre Borge, integrante da Comissão dos Empregados da Caixa (CEE), lembrou que essa será uma campanha difícil, que vai requerer muita mobilização dos empregados. “As negociações precisam mudar. A Caixa ouve nossas reivindicações, mas não atende nosso pleito e acabamos decidindo no afogadilho. Temos muitos problemas neste ano: jornada de trabalho que sistematicamente está sendo atacada; uma nova forma de trabalho implantada (home office) que está desregulamentada; as perversidades do GDP, entre outras questões. Não será uma campanha fácil, tendo em vista todas as ações do governo Bolsonaro para exterminar os direitos da classe trabalhadora. Por isso, precisamos fazer uma ampla campanha, presencial, com mobilização forte para avançar no acordo e garantir os direitos já conquistados”, frisou.

Ameaça à Funcef

Na última semana, a Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc) abriu consulta pública sobre a proposta contida na Resolução 53, do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que trata da retirada de patrocínio das entidades fechadas de previdência complementar, como a Funcef. A diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, falou sobre o grave ataque ao fundo de pensão que essa proposta representa. Confira:

 

Delegados ao Conecef

Ao final do congresso, foram eleitos os delegados e delegadas para o 38º Conecef. Confira a delegação:

Participação presencial

Ronan Teixeira

Arthur Dussoni

Rita Lima

Jackeline Scopel

Lizandre Borges – delegada nata

Participação on-line:

Sétimo Araújo

Gilsara Ventura da Silva

Emmanuelly Segatto

Márcio Dias

Suplentes: João Bosco e Adriana Pessoti

 

Leia também

Lutar e conquistar: Congresso Estadual é encerrado com aprovação de eixos para a Campanha Nacional

Unidade na luta é tônica na abertura do Congresso Estadual